Início >> Por Que Unicarioca >> A Unicarioca >> História

História

Há 27 anos no mercado, a UniCarioca consolida-se como uma instituição preocupada com a qualidade da educação, empregabilidade e acessibilidade ao Ensino Superior, oferecendo serviços de qualidade, com preços acessíveis, tendo obtido nas últimas avaliações do Ministério da Educação (MEC) resultados de destaque, sendo considerada, pelo quarto ano consecutivo, o melhor Centro Universitário do Rio de Janeiro.

Começou como Faculdade Carioca de Informática, em 1990, com sede em Botafogo e apenas 70 alunos. Hoje são mais de 14 mil estudantes, distribuídos em quatro unidades no Rio de Janeiro: Rio Comprido, Méier, Bento Ribeiro e Jacarepaguá. Desde o início, o foco foi na formação de profissionais éticos e competentes, para um mercado de trabalho cada vez mais exigente e globalizado.

Nos últimos quatro anos, triplicou de tamanho, ampliou a oferta de cursos de graduação, hoje com 17 cursos de graduação presencial, expandiu os cursos de pós-graduação, implementou cursos de graduação a distância e o Mestrado. Além disso, reduziu em 25% a evasão, com programas como reforço acadêmico e a orientação individualizada de aprendizagem.  Em mais de duas décadas, a UniCarioca transformou milhares de vidas através da Educação.

Sempre dedicada a excelência do ensino, garante a todos a oportunidade de inclusão no mercado de trabalho com todas as ferramentas necessárias para sua competitividade.

Diferenciais

A UniCarioca atua com foco na classe média emergente da última década, com estudantes que sonham em se destacar no mercado de trabalho. Em geral, são alunos oriundos de famílias que acreditam no potencial e no investimento em Educação como fator de transformação de vidas. Por isso, o centro universitário investe na oferta de soluções educacionais acessíveis e de qualidade, com foco no estudo, na gestão e na aplicação de novas tecnologias. A instituição oferece ao corpo discente a oportunidade de inclusão no mercado de trabalho, garantindo todas as ferramentas necessárias para competitividade.  Recentemente, foram incluídas na grade curricular competências essenciais aos profissionais em todas as carreiras, como liderança, empreendedorismo, criatividade, ética e responsabilidade socioambiental.  A UniCarioca também oferece aulas de reforço acadêmico, como Português, Matemática e Física, que são abertas também à comunidade, e procura oferecer orientações para a carreira, além de trabalhar a autoestima do aluno.

A instituição, que possui 85% do corpo docente formado por Mestres e Doutores, oferece cursos de Graduação tradicional, A Distância e Tecnológica, além de cursos de Mestrado e Pós-Graduação que oferecem uma excelente oportunidade de preparação, reciclagem e aperfeiçoamento para quem deseja ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho.

De acordo com o último Índice Geral de Cursos da instituição (IGC), divulgado pelo MEC, a UniCarioca foi considerada o melhor centro universitário do município do Rio de Janeiro. O estudo mede o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno e variáveis de insumo – corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica.