Menu Auxiliar

Pós-graduação

MBA em Produção e Gestão Cultural

Receba + Info

CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
1 + 3 =
Resolva esta soma e digite o resultado. Por exemplo, para 1 + 3, digite 4.
Informações
Duração
380h/aula (14 meses)
Unidades
Próxima Turma
2018

Critério de Seleção
Entrevista e Análise Curricular. 
Agende sua entrevista.

Certificação

Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Apresentação do Projeto Integrador (Trabalho de Conclusão de Curso);
  • Aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento), isto é, nota final em cada disciplina igual ou superior a 7,0 (sete);
  • Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária presencial de cada disciplina.

Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, reconhecido pelo MEC em todo o território nacional.

Documentos
  • Documento de Identidade (n° de RG) - original e cópia;
  • Cadastro de Pessoa Física - CPF - original e cópia;
  • Diploma ou Declaração de conclusão do Curso de Ensino Superior - original e cópia;
  • Comprovante de Residência;
  • Currículo atualizado;
  • Histórico da Graduação;
  • 1 foto 3x4.

Entregue sua documentação na unidade Rio Comprido - Segunda à sexta: 11h às 20h ou Sábados: 8h às 12h.

O curso oferece oportunidades de conhecimento para os agentes culturais, sejam eles empreendedores, com interesse de produzir seus próprios trabalhos, ou profissionais ligados à cultura, à educação e à arte, que desejam se especializar nas áreas de produção executiva (artes da cena, música, eventos) e formatação de propostas culturais e artísticas.

Objetivos

Formar gestores que possam engajar-se nas múltiplas oportunidades do setor , e que possam, não apenas reproduzir os modelos hegemônicos da indústria cultural, mas propor projetos que valorizem a diversidade cultural carioca.

Ao final do curso, o profissional:

•    terá desenvolvido habilidades, conhecimentos e estratégias aplicáveis em seu cotidiano profissional, em grupo ou como empreendedor individual;
•    compreenderá a potencialidade dos projetos culturais e de eventos para o desenvolvimento humano, econômico e social;
•    estará capacitado a atuar de forma ética e  estratégica como produtor e/ou gestor cultural.

Público-alvo

Destina-se a graduados, com diploma de ensino superior nas diversas áreas do conhecimento de humanidades, interessados em complementar sua formação acadêmica, especializando-se no setor cultural, turismo e eventos. É desejável, mas não obrigatório, envolvimento prévio com a área cultural / artística / eventos.

Mercado de trabalho

O curso capacita os profissionais para atuarem como gestores culturais nas esferas pública, privada e de organizações sociais, desenvolvendo o empreendedorismo, a ética e criticidade, na gestão de programas de ações desenvolvidos através do planejamento: criação, produção, distribuição e difusão dos projetos culturais e artísticos, incluindo nesse universo a produção de eventos, indo ao encontro da vocação da geração de renda e emprego do Rio de Janeiro – o turismo e seus benefícios induzidos e indiretos.

 

Laboratórios

  • Diferenciais
    Título: 
    Interdisciplinaridade
    Descrição: 
    O curso tem foco interdisciplinar e, por isso, preenche lacunas de outros cursos puramente técnicos ou apenas conceituais. Também a formação dos professores é muito importante, em razão da experiência tanto na docência superior quanto no mercado de trabalho. Outro diferencial em destaque é a utilização de ferramenta on-line para aprimoramento do aprendizado.
    Título: 
    Núcleos de Competências
    Descrição: 
    Os cursos de MBA apresentam uma estrutura inovadora que inclui o Núcleo de Competências Comportamentais e o Núcleo de Competências Gerenciais.
Programa
  • Comunicação e projetos
  • Desenvolvimento da Criatividade, Inovação e Atitude Empreendedora
  • Gestão cultural
  • Gestão de Custos e Orçamento
  • Gestão de Projetos
  • Gestão Estratégica
  • Prática de projetos
  • Produção cultural, cultura e arte
  • Produção das artes da cena, cinema e TV
  • Produção de áudio
  • Produção de eventos musicais
  • Produção executiva e curadoria
  • Projeto Integrador em Produção e Gestão Cultural
Coordenador Geral
Antônio José Chaves

Formação Acadêmica:
Mestre em Ciência da Informação (UFRJ/CNPq)
Bacharel em Comunicação Social / Jornalismo.
Possui certificação em softwares Adobe, Corel e Macromedia.
Habilitado em Música pela Villa-Lobos e em Sonoplastia / Sound Design pelo Senai.

Experiência Profissional:
Atua desde 1990 como jornalista. Coordenou o 22º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), o 7º Encontro de Professores de Jornalismo do RJ e diversas edições do Congresso Carioca de Comunicação (ComuniCar). Ex-diretor de Marketing e Eventos da Associação Brasileira de Educação e Internet (Abenet), é músico, professor da disciplina de Planejamento e Produção de Eventos da UniCarioca e já atuou em eventos como o Rock in Rio e a Rio 2016.
 

Saiba mais

   

Notícias relacionadas

Cursos similares