Conheça

PROFESSORES

Uma equipe qualificada, sendo 95% formada por mestres e doutores.
Essa é uma garantia de que na UniCarioca você encontra professores preparados para garantir o seu futuro profissional.

PROFESSOR

Alessandro Jatobá

LINKS:

Doutor em Engenharia de Produção – COPPE/UFRJ com Doutorado Sanduíche na Universidade de Waterloo (Canadá) Mestre em Ciência da Computação

Atua há 11 anos na Fundação Oswaldo Cruz, atualmente no Centro de Estudos Estratégicos, na estação de pesquisa em políticas públicas e sociais. Estuda o tópico do trabalho em sistemas sociotécnicos complexos com aplicações na atenção primária à saúde, ações educativas e promoção da saúde. Professor dos cursos de graduação na área de computação, lecionando disciplinas no campo da análise e projeto de sistemas.

COORDENADOR - PÓS-GRADUAÇÃO GERÊNCIA DE PROJETOS

Almir Fernandes

E-MAIL:

afernandes@unicarioca.edu.br

LINKS:

Mestre UFRJ
Psicossociologia (Área de Concentração Lógica Natural).
Doutorando:UFRJ (Área de Concentração Lógica Natural).
Especialização PUC-RIO (Área de concentração: Engenharia de Produção)
Pós graduação: IBAM: Análise de Sistemas.

Atualmente é professor de cursos de Graduação da UniCarioca e coordenador do curso de Pós-Graduação em Gerência de Projetos. É instrutor e palestrante em Modelagem de Processos de Negócio, Arquiteturas Corporativas e Governança de TI. Autor de livros e artigos. Tem experiência em vários temas relacionados planejamento e direcionamento de Tecnologia da Informação no âmbito de Governo Federal, consultor e Assessor da Presidência do SERPRO para Regional Rio de Janeiro.

PROFESSOR

Ana Araújo

LINKS:

Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (2002), atualmente é docente e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) – Curso de Pedagogia da UniCarioca. Com experiência na área de Educação, Docência, Consultoria em Projetos Educacionais, Orientação Pedagógica, atuando principalmente nos temas: Desenvolvimento e Aprendizagem, Alfabetização, Educação Especial e Educação Infantil.

Em sua trajetória, já atuou no SOA – Serviço de Orientação à Aprendizagem: atendimento psicopedagógico com adulto na UniCarioca, já foi responsável pelos Estágios Curriculares na Educação Infantil (parcerias de trabalhos pedagógicos entre os Centros Municipais de Educação Infantil e Faculdade de Educação); coordenadora do Projeto Sala de Apoio Pedagógico Específico (Projeto do MEC) para crianças com dificuldades de aprendizagem, tendo como foco a alfabetização; atendimento multidisciplinar aos alunos da rede municipal do ensino fundamental, orientação e assessoria na área de Alfabetização e Educação Inclusiva. – Psicopedagogia Institucional (Secretaria de Educação – Guarapari/ ES); coordenadora do Projeto de Extensão de Alfabetização de Jovens e Adultos (Faculdades Integradas São Pedro – FAESA/ Vitória/ES); Estudo e Apresentação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Secretaria Municipal de Educação de Guarapari); Membro do Comitê Estadual do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar no Estado do Espírito Santo/ Vitória; Coordenação do grupo de estudos sobre Educação Inclusiva – Secretaria Municipal de Educação (Guarapari – Espírito Santo); Coordenação de cursos de Formação Continuada para professores do Ensino Fundamental e Educação Infantil; Experiência no atendimento psicopedagógico clínico com crianças articulado às instituições educacionais.

COORDENADORA MESTRADO E DOUTORADO

Ana Paula Legey de Siqueira

E-MAIL:

asiqueira@unicarioca.edu.br

LINKS:

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Divulgação Científica) – Nível 2
Pós-Doutora em Divulgação Científica – IEN/CNEN
Doutora em Ensino em Biociências e Saúde – IOC/FIOCRUZ
Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) – USU

Atualmente é Professora Adjunta do curso de Pedagogia na UniCarioca. Também na UniCarioca, é Coordenadora Adjunta do Núcleo de Computação Aplicada (Nucap), núcleo multidisciplinar envolvendo os cursos de Pedagogia, Design e Computação, onde desenvolve pesquisas aplicando Tecnologias Digitais no Ensino e na Divulgação Científica e orienta monografias de fim de curso e projetos de iniciação científica. É supervisora Editorial da Revista Científica: Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação (ISSN: 2525-3522). Orienta alunos de Iniciação científica – PIBIC/CNPq e FAPERJ. Participa como pesquisadora colaboradora do Laboratório de Realidade Virtual do Instituto de Engenharia Nuclear participando da linha de pesquisa: Realidade Virtual na Área Nuclear, linha esta que também faz parte do INCT e orienta alunos de Mestrado Acadêmico no IEN/CNEN , Ciência e Tecnologias Nucleares com ênfase na área de Divulgação Cientifica. Atuou como Professora Auxiliar na Universidade Gama Filho nos cursos de graduação em Medicina, Biologia, Nutrição, Enfermagem. Atuou como docente RTI da pós Graduação “stricto sensu” Mestrado Profissional Ensino na Saúde da UGF e responsável pela linha de pesquisa “Utilização de Tecnologias de Realidade Virtual e Inteligência Artificial para Divulgação, Ensino, Treinamento, Avaliação na Área de Saúde. Atuou como Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Computação Avançada e do Laboratório de Realidade Virtual da UGF.

COORDENADOR - ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, GESTÃO COMERCIAL, GESTÃO FINANCEIRA E LOGÍSTICA

Anderson Daniel Vieira

E-MAIL:

avieira@unicarioca.edu.br

LINKS:

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Professor nas áreas de contabilidade, administração e finanças, além de experiência na função de coordenador de curso.

PROFESSOR

Anderson Fernandes

E-MAIL:

asantos@unicarioca.edu.br

LINKS:

Doutor em Modelagem Computacional – Laboratório Nacional de Computação Científica

Graduado em Engenharia de Computação – Instituto Militar de Engenharia

Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Anomalous Behaviour, Denial of Service, Distributed Denial of Service, Negação de Serviço, Security e Segurança da Informação.

PROFESSOR

André Cotelli

LINKS:

Mestre em Ciência e Tecnologia Nucleares – IEN/CENEN

Pesquisador do Nucap, professor do curso de Pós-Graduação em Jogos e Animações Digitais e dos Cursos de Graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Redes de Computadores da UniCarioca. Atua no desenvolvimento de pesquisas e orientação de projetos da linha de pesquisa Novas Tecnologias Digitais

PROFESSOR NA GRADUAÇÃO E COORDENADOR DOS CURSOS DE PÓS EM COMPUTAÇÃO EM NUVEM E SEGURANÇA CIBERNÉTICA

André Sobral

E-MAIL:

asobral@unicarioca.edu.br

LINKS:

Mestre em Engenharia de Sistemas – Redes de Comunicação pelo Instituto Militar de Engenharia (2001)
Especialização em Redes de Computadores pela Universidade Estácio de Sá (1998)
Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Castelo Branco (1994)

Com experiência nas áreas de Redes de Computadores e Comunicação de Dados, leciona disciplinas relacionadas a esses temas. Também ministra disciplinas nas áreas de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais. Já exerceu diversos cargos de gestão universitária, tais como coordenações de cursos de cursos de graduação tecnológica e de pós-graduação lato sensu e atualmente utiliza toda a experiência adquirida na UniCarioca nas funções de Coordenador Adjunto dos Cursos de TI e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Projeto e Gerência de Redes de Computadores. Foi professor I da Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC (2003), atualmente exercendo a função de Coordenador Geral do Centro Vocacional Tecnológico de Marechal Hermes. E Oficial Temporário – CPOR-RJ (1990 – 1999) atuando como responsável pelo Setor de Informática do Depósito Central de Armamento.

COORDENADORA PSICOLOGIA

Anne Meller

E-MAIL:

ameller@unicarioca.edu.br

LINKS:

​Mestre em Psicologia Social (UERJ)
Graduação em Psicologia; Especialização em Educação Ambiental
Formação em Psicomotricidade

Psicóloga Clínica (CRP05/27198), Docente de cursos de Graduação e Pós-graduação em Psicologia, Pedagogia e Serviço Social da UniCarioca.

COORDENADOR DO NÚCLEO DE PESQUISA E INOVAÇÃO (NUPI)

Antônio Carlos de Abreu Mól

E-MAIL:

amol@unicarioca.edu.br

LINKS:

Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D

Cientista do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ

Doutor em Engenharia Nuclear – COPPE NUCLEAR/UFRJ

Mestre em Engenharia Nuclear – COPPE NUCLEAR/UFRJ

Graduado em Engenharia Eletrônica – UFRJ

Professor Adjunto da UniCarioca atuando nos cursos de Ciência da Computação, Redes de Computadores e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Também na UniCarioca, coordena o Núcleo de Computação Aplicada (Nucap), núcleo multidisciplinar envolvendo os cursos de Pedagogia, Design e Computação, onde desenvolve pesquisas aplicando Tecnologias de Realidade Virtual no Ensino, e orienta monografias de fim de curso e projetos de iniciação científica.

Também é Pesquisador do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) da Comissão Nacional de Energia Nuclear. No IEN é Coordenador do Grupo de Desenvolvimento do Capital Intelectual (GDCI), professor do curso de mestrado em Ciências e Tecnologias Nucleares do IEN e coordenador do Laboratório de Realidade Virtual do IEN, onde orienta teses e iniciações científicas, desenvolvendo: (i) sistemas de suporte a operação (realidade virtual e inteligência artificial); ambientes virtuais para treinamento de operadores de salas de controle (realidade virtual); (iii) ambientes virtuais para planejamento de circulação em áreas de sujeitas a radiação (realidade virtual); (iv) ambientes virtuais para ensino e divulgação científica (realidade virtual). Desenvolve pesquisas em colaboração com a COPPE/NUCLEAR (UFRJ), COPPE/CIVIL (UFRJ), PROTEN (UFPE e CRCN/CNEN), CDTN (CNEN), Programa de Pós-Graduação em Informática (UFRJ).

Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa do CNPq: Grupo de Engenharia de Reatores (UFPE), Grupo de Inteligência Artificial (CNEN), Grupo Realidade Virtual (CNEN), Grupo de Reatores Avançados e Inovadores (CNEN), Nanorradiofarmacos & Novos Radiofarmacos (UFRJ), Desenvolvimento de Tecnologias para Sistemas Complexos (CNEN), Gestão do Conhecimento em Ciências Nucleares (CNEN). Na UGF, foi professor do curso de Mestrado Profissional Ensino na Saúde (UGF), Coordenador do Grupo de Pesquisa em Computação Avançada (GPCA) e do Laboratório de Realidade Virtual (LABRV).

PROFRESSOR, COORDENADOR GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO E COORDENADOR DA GRADUAÇÃO EM JORNALISMO

Antônio José Chaves

E-MAIL:

ajchaves@unicarioca.edu.br

LINKS:

Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Ibict/CNPq (2001)

Especialização em Sonoplastia/Sound Design

Graduação em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) – Universidade Gama Filho (1990)

O professor AJ é um inquieto profissional multimídia: webmaster, tecladista, produtor de eventos, autor de livros, consultor de comunicação e até mesmo DJ, representando o Brasil em um concurso mundial de remixes da Madonna. Mas sua paixão mesmo é pelo ensino de Jornalismo, que exerce desde 1997, e pelas novas tecnologias da comunicação – Atuou ainda como diretor nacional de Marketing e Eventos da Abenet e representante no Conselho de Programação do Canal Universitário do Rio de Janeiro (UTV). Possui oito livros publicados, além de dezenas de artigos e capítulos de livros.

PROFESSORA

Bianca Dias

Mestre em Linguística Aplicada – UFRJ; Graduação em Letras – UFRJ

Foi durante o curso de Ensino Médio na Escola Normal Carmela Dutra que escolhi o magistério como profissão, sendo levada a optar pela atuação na área de ensino de línguas. Cursei Letras (Português/Inglês – Bacharelado e Licenciatura) na Faculdade de Letras da UFRJ e fiz o Mestrado em Linguística Aplicada na mesma instituição. Sou professora de Inglês na Secretaria Estadual de Educação e na Prefeitura do Município do Rio de Janeiro. Já atuei como Professora de Inglês da ECEME (Escola do Comando e Estado Maior do Exército), Professora Assistente na Faculdade Geremário Dantas e Gama e Souza. Atuo como Professora Assistente na Faculdade UniCarioca e São José, no Curso de Pedagogia. Com experiência na área de Educação e Docência, atuo principalmente nos temas: Leitura e Produção de Textos, Ensino de Línguas, Literatura Infanto-Juvenil e Desenvolvimento e Aprendizagem (ministrando as disciplinas de Didática Geral, Didática da Língua Portuguesa, Alfabetização, Currículo, Planejamento Educacional e Avaliação no contexto escolar).

PROFESSORA

Catiúscia Borges

LINKS:

Licenciada em Matemática pela Universidade Cândido Mendes (2009)

Mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – Linha de pesquisa Computação Gráfica (2007)

Graduação em Bacharel em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004)

Sou filha de professora de matemática, foi fácil identificar afinidades com a área de exatas mesmo na infância. Fiz o ensino fundamental e médio em Magé (cidade natal). Entrei na UERJ para cursar Bacharelado em Matemática aos 17 anos, e a matemática que era afinidade virou meu vício. Em 2003, fui convidada pelo então Vice-Reitor da Unicarioca, Arcy Magno, por intermédio da minha Diretora de estágio da UERJ, professora Beatriz Helena Magno, para participar do Projeto de Recredenciamento da Instituição. Neste momento pus os pés na UniCarioca. Em 2004, fui efetivada como docente e iniciei o mestrado em Matemática na PUC-Rio. Após terminar o mestrado e voltei para faculdade e fiz Licenciatura em Matemática. Neste período atuei como coordenadora de matemática em outra instituição. Hoje tenho 11 anos de UniCarioca, tenho orgulho de fazer parte da história da instituição e sou completamente apaixonada pelo que faço.

COORDENADORA - PÓS GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DE DADOS

Daisy Albuquerque

E-MAIL:

dalbuquerque@unicarioca.edu.br

LINKS:

Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE – 1998).
Especialização em Segurança da Informação pela Universidade Politécnica de Madri (2013).
Mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME – 2017).

Professora da UniCarioca e coordenadora da Pós-graduação em Ciência de Dados da UniCarioca. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente em Engenharia de Software, Segurança da Informação, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Guerra Cibernética.

PROFESSOR

Davidson de Almeida Santos

LINKS:

Doutorando em Engenharia de Produção na Universidade Federal Fluminense

Mestrado em Engenharia de Produção (área de Concentração; Sistemas de Apoio a Decisão e Logística) – Universidade Federal Fluminense

MBA em Logística Empresarial (Ênfase em Gestão de Cadeia de Suprimentos) – Universidade Federal Fluminense

Graduação em Administração com ênfase em Logística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Experiência profissional em empresas multinacionais como a Ambev; SHV GAS Brasil (Supergasbras) e L’Oréal Brasil, tendo atuado nas áreas de administração com ênfase em Supply Chain Management, análise de indicadores de produtividade logística, softwares de roteamento, modelos econométricos aplicados à distribuição urbana/previsão de vendas, administração da produção e de material e pesquisa Operacional aplicada à Logística. Atualmente é docente na FAETEC e Unicarioca ministrando disciplinas nas áreas de administração geral e logística/operações para a graduação e pós-graduação.

COORDENADOR - PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLADORIA E TRIBUTOS

Douglas Bastos Rodrigues

E-MAIL:

drodrigues@unicarioca.edu.br

LINKS:

Mestre em Administração

Graduado em Ciências Contábeis e Administração

Professor e Tutor de Graduação e Pós-graduação em Cursos presencias e EAD.

Pesquisador CNPQ. Membro NDE. Validador de Matriz Curricular do Programa de Ensino.

Experiência corporativa em multinacionais na implementação de Projetos de negócios e educacionais (Brasil, Argentina, Chile, México e Angola).

PROFESSOR

Fabio Henrique

E-MAIL:

fhsilva@unicarioca.edu.br

LINKS:

Doutorando em Engenharia de Sistemas e Computação – COPPE/UFRJ; Mestre em Sistemas e Computação – IME; Curso Superior de Tecnologia – CEFET/RJ.

Atualmente é Técnico Especializado no Instituto Nacional de Tecnologia – INT, e Professor Assistente no Centro Universitário Carioca – Unicarioca com ênfase nas disciplinas dos cursos de computação

COORDENADOR PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO

Felipe Santos

E-MAIL:

fosantos@unicarioca.edu.br

LINKS:

Bacharel em Comunicação Social, habilitação Jornalismo (PUC-RJ); especialista em docência do ensino superior (UCAM), extensão em Jornalismo Esportivo (UERJ); mestre em Sociologia Política (IUPERJ/UCAM).

Estágio em produção de eventos no Sportv (2003/2004), repórter e produtor na Squadro Comunicação Empresarial (SET 2004/ DEZ 2006), Narrador, produtor, editor e repórter no Esporte Interativo (JAN 2007/ MAIO 2010), Repórter, produtor, âncora e narrador na Rádio CBN (OUT 2010/MAIO 2016), Repórter e Narrador na Rádio SRZD (FEV 2018/MAIO 2019), Narrador na CBF TV (2016), Narrador na Klefer Marketing Esportivo (2020).

COORDENADORA PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN DE PRODUTOS DIGITAIS

Fernanda Mendes de Vuono Santos

E-MAIL:

fvuono@unicarioca.edu.br

LINKS:

Graduada em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual (1996), pós-graduada em Design (2002), mestre em Design (Linha de Pesquisa Design e Tecnologia – ênfase em Ergonomia e Usabilidade – 2016) e doutora em Design pela ESDI/UERJ, Linha de Pesquisa Tecnologia, Produto e Inovação (2021), com ênfase em Ergonomia, Neurociência e Usabilidade de Sistemas de Educação à Distância. Atualmente Coordenadora dos Cursos Tecnólogos de Design Gráfico e Design de Animação da Universidade Veiga de Almeida e docente nos cursos de graduação tecnológica em Design da Faculdade de Tecnologia SENAC Rio, graduação em Design Gráfico e Digital no instituto Infnet – ECDD, curso de graduação tecnológica em Design Gráfico IBMR e bacharelado em Design da Unicarioca, além de fazer parte do banco de Avaliadores do INEP realizando visitas externas virtuais in loco para os atos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação em instituições de educação superior.

Proprietária do escritório Vuono Design há mais de dez anos no mercado, especializado em branding e mídias impressas.

PROFESSOR

Gláucio de Melo Matos

Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial – Estácio
Especialista em Gestão em Gestão Empresarial – Funcefet
Graduado em Administração de Empresas – ESPM/RJ

Experiência na docência superior de 12 anos, atuando como docente na graduação e pós-graduação.
Atuação em empresas privadas como: IBM – Brasil e Red Bull (Importadora de produtos).
Atuação em ONG volta para o empreendedorismo social patrocinada pela Petrobrás.

COORDENADOR PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA E ORGANIZAÇÕES POLICIAIS

Gustavo Proença

E-MAIL:

gmendonca@unicarioca.edu.br

LINKS:

Doutor em Teoria e Filosofia do Direito (UERJ), Mestrado em Direito Constitucional e Teoria Geral do Estado, Graduação em Direito (UFRJ).

Advogado criminalista e membro do IBCCRIM.

COORDENADOR GERAL - DIREITO

Gustavo Sampaio Telles Ferreira

E-MAIL:

gferreira@unicarioca.edu.br

Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj
Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj
Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj

Advogado atuante na área de Direito Público, sócio do escritório Renault Advogados Associados. Professor Adjunto do Departamento de Direito Público da UFF. Professor do Programa de Mestrado em Direito Constitucional da UFF e Professor de Direito Constitucional da EMERJ. Autor do livro “Federalismo Constitucional e Reforma Federativa: Poder Local e Cidade-Estado”.

COORDENADOR - PÓS-GRADUAÇÃO FOTOGRAFIA E IMAGEM

Jean Pierre Hashimoto

E-MAIL:

jhashimoto@unicarioca.edu.br

LINKS:

Mestre em Administração pelo MADE – Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial – Universidade Estácio de Sá

Especialista em Roteiro para Cinema pela Universidade Estácio de Sá

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho

Publicitário, Diretor de Arte, possui especialização em Cinema e mestrado em Administração de Empresas. Começou a lecionar no ensino superior com 24 anos, foi sócio da Quattri Design e da Archetype Propaganda e Marketing. Desenvolveu campanhas publicitárias para diversas empresas e dirigiu comerciais de TV. Já atuou como coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Carioca, e ministra as disciplinas de Fundamentos da Publicidade, Direção de Arte e Criação Publicitária.

PROFESSOR

José Antonio de Barros

E-MAIL:

jbarros@unicarioca.edu.br

LINKS:

Mestre em Educação
Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior
Graduado em Administração de Empresas
P.D.G – Programa de Desenvolvimento Gerencial

Professor Universitário há mais 20 anos, dentre esses, coordenador do curso de Auditoria de Sistema de Saúde e Gestão da Saúde por 18 anos sendo Conteudista da disciplina de Gestão de Pessoas em Acreditação e Qualidade. Tenho experiência na área da Gestão Hospitalar atuando principalmente nos seguintes temas: sinistralidade, custos assistenciais, remuneração estratégica,  gestão de desempenhos e métricas. 

PROFESSOR

José Otávio

LINKS:

Graduação em Economia pela Universidade Cândido Mendes (1972)

Mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (1997)

Doutorado em Ciências, com concentração em Análise de Bacias e Faixas Móveis, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007) – Temas: Royalties do Petróleo e Gás Natural, Minerais Industriais, Custo, Mineração do Ouro, Produtividade, Estratégia e Macroeconomia

Pós-Doutorado na Uerj, com bolsa da FAPERJ (2011)

Economista, formado em 1972, com formação em Ciências Contábeis. Mestre em Análise Econômica Financeira, pela Unicamp ( 1997). Doutor pela UERJ : As incertezas geológicas na previsão de receitas Royalties do Petróleo no Estado do Rio de Janeiro (2007). Pós-Doutor : UERJ – Avaliação, aplicação e o impacto das receitas de royalties  nos indicadores sócios-econômicos do estado e municípios do Rio de Janeiro ( 2008 a 2011).

Na década de 90, nas horas vagas do trabalho (Cia de Pesquisa de Recursos Minerais), aproveitava para estudar contabilidade, finanças, economia e logística, com objetivo de ser professor universitário, que era o grande sonho, realizado a partir do final de 1997, quanto terminou o mestrado e foi contratado para dar aula na Associação de Ensino Superior Moacyr Bastos de 1997 a 1999.

Depois foi professor do Instituto Bennett, Faculdade CCAA e UFRJ. Aulas ministradas também na Fundação Getúlio Vargas, IBMEC, Faculdade Macedo Sobrinho em, Juiz de Fora.

Em 1998, foi contratado como professor assistente da UniCarioca, lecionando as disciplinas: Análise Econômico-financeira, Contabilidade, Orçamento, Custos Finanças Aplicadas ao Marketing e Macroeconomia, permanecendo até hoje.

DIRETORA DE EDUCAÇÃO

Lana Barbosa Silva

E-MAIL:

lanasilva@unicarioca.edu.br

LINKS:

Mestre em Educação

Especialista em EAD e Desenvolvimento de RH

Pedagoga com Habilitação em Magistério e Supervisão Escolar

Oficial da Reserva da Marinha (Capitão-de-Fragata da Reserva do Quadro Técnico – Pedagogia)

Atualmente é Diretora de Educação no Centro Universitário UniCarioca.
Possui experiência nas seguintes áreas:
– Em EAD, já tendo atuado na Tutoria, Coordenação de disciplinas e Orientação de Monografias do Curso de Pedagogia a Distância – UERJ/Consórcio CEDERJ e do Curso de Pós-Graduação de Planejamento, Implementação e Gestão da EAD da UAB-UFF;
– Em Gestão Educacional, já tendo atuado como Coordenadora Geral do Curso de Pedagogia do Centro Universitário UniCarioca e como Chefe do Serviço de Orientação e Avaliação, Chefe de Departamento de Instrução e Superintendente de Ensino, em Instituição de Ensino da Marinha do Brasil e na Educação Básica;
– Na Docência da Educação Básica, já tendo atuado no Magistério do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro.

COORDENADOR - PÓS-GRADUAÇÃO EM DIRETO IMOBILIÁRIO APLICADO

Leonardo de Castro Mira

E-MAIL:

leocmira@unicarioca.edu.br

LINKS:

Doutorando em Direito da Regulação pela Fundação Getúlio Vargas;
Mestre em Direito da Regulação pela Fundação Getúlio Vargas;
Graduado em Direito pela Universidade Estácio de Sá.

Atualmente é gerente jurídico do Centro Universitário UniCarioca, e sócio em Mira Advogados Associados. Professor da graduação no Centro Universitário UniCarioca.
Professor da Pós-graduação do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC).
Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Imobiliário, Direito Educacional, Direito Civil, Direito Patrimonial e Direito Empresarial.

PROFESSOR

Leonardo Trotta

E-MAIL:

ltrotta@unicarioca.edu.br

LINKS:

Doutor em Letras – Ciência da Literatura/Poética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Mestre em Letras – Ciência da Literatura/Poética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Graduado em Educação Artística com licenciatura em História da Arte pela Universidade do estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Atualmente é professor da UniCarioca nos cursos de Design Gráfico e Pedagogia. Tem experiência nas áreas de História da Arte, Administração, Design, Literatura, Educação e Gestão Pública. Diretor Regional Pedagógico na Metropolitana VI pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

COORDENADORA ADJUNTA - DIREITO

Lilian Cazorla

E-MAIL:

lnunes@unicarioca.edu.br

LINKS:

Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense – PPGSD/UFF
Mestre em Direito Constitucional pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense – PPGDC/UFF
Graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense – UFF

Docente no Centro Universitário UniCarioca desde 2015, tendo participado do curso de Direito desde a sua fundação. Atualmente, exerce a Coordenação Adjunta das Unidades Rio Comprido e Méier. Advogada desde 2011, com experiência em processos cíveis em geral e consultorias de Direito Público.

COORDENADORA - ENFERMAGEM E ESTÉTICA E COSMÉTICA

Lucia Helena Silva Corrêa Lourenço

E-MAIL:

llourenco@unicarioca.edu.br

LINKS:

Doutora em Ciências da Enfermagem

Mestre em Enfermagem

Especialista em Metodologia do Ensino Superior

Habilitação em Enfermagem Médico Cirúrgica

Graduação em Enfermagem

Enfermeira Assistencial da UFRJ (1988-1992). Professor Associado da Escola de Enfermagem Anna Nery/ UFRJ (desde 1992-2017). Membro Fundador do Núcleo de Pesquisa em História da Enfermagem Brasileira – Nuphebras (1993). Diretora de Serviços de Saúde (2006), Coordenadora da Unidade de Clientes Internados e Responsável Técnica de Enfermagem no Hospital Escola São Francisco de Assis da UFRJ (1988 a 2006). Coordenadora Geral dos Cursos Lato Sensu e Coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem em Saúde da Família -EEAN/UFRJ-SMS; , Coordenadora do Curso de Graduação e Obstetrícia da EEAN/UFRJ; Avaliadora de Curso e Institucional do INEP/MEC (desde 2004). Conselheira do Conselho Regional de Enfermagem RJ (gestão 2015-2017). Coordenadora Geral das Câmaras Técnicas do COREN RJ (gestão 2015-2017). Experiência na área de Enfermagem Fundamental, Enfermagem e a saúde do adulto, Gestão em Serviços de Enfermagem e de Saúde. Consultora na História da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE). Consultora e Revisora Técnica da Editora Águia Dourada. Revisora de diversos livros de enfermagem, nas áreas de enfermagem e autora de capítulos de livros na área de fundamental e médico-cirúrgica.

PROFESSOR

Lucia Venina

Pedagoga, Andragoga e Mestre em Educação.

Pedagoga, andragoga, mestre em educação, iniciou sua vida profissional a partir do curso de formação de professores no Instituto de Educação como normalista. Ocupou cargos públicos de relevância na Secretaria de Estado de Educação, dirigiu escolas públicas e privada, além da docência (sua preferência), dando aulas há mais de meio século.

COORDENADOR - PÓS EM JORNALISMO DIGITAL

Luciana Roxo

E-MAIL:

lroxo@unicarioca.edu.br

LINKS:

Doutora e mestre em comunicação social pelo Programa de Pós Graduação da PUC Rio; docente de graduação e pós-graduação nas áreas de jornalismo, cultura digital, mídias sociais e marketing; jornalista com especialização em marketing; 25 anos de experiência no mercado corporativo em comunicação digital, produção editorial, organização de eventos, endomarketing e comunicação corporativa. Tese de doutorado: “Com a palavra, os leitores: uma análise da conversação em rede sobre o jornalismo nas mídias sociais”. Prof orientador: Leonel Azevedo de Aguiar. Indicação para o prêmio de melhor tese da Capes (2020) pelo PPGCOM da PUC RJ. Dissertação de mestrado: “Mulheres no Facebook: um olhar sobre a sociabilidade e a exposição feminina em uma conversação em rede”. Profa orientadora: Angeluccia Habert.

Jornalista diplomada pela PUC RJ com especialização em Gestão de Marketing pela UNESA. Possui 25 anos de experiência no mercado corporativo nas áreas de comunicação e marketing com ênfase em campanhas digitais e gestão de projetos. Professora de graduação e pós-graduação do Centro Universitário UniCarioca. Integrante do Grupo de Pesquisa Teorias do Jornalismo e Experiências Profissionais (PUC-Rio/CNPq).

COORDENADORA MBA EM PRODUÇÃO E GESTÃO CULTURAL

Luciane Conrado

E-MAIL:

lconrado@unicarioca.edu.br

LINKS:

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Mestrado em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2003) e Doutorado em Letras, pela Universidade Federal Fluminense (2009).

Docente dos cursos de Graduação e Mestrado na UniCarioca, atriz, cientista social e diretora de produção, videomaker, dramaturgista, tem experiência na área de Artes, com ênfase em Produção Cultural, Educação para as Artes, Fundamentos e História da Comunicação, História e Teorias da Arte e da Leitura, Legislação Cultural, Planejamento e Produção (Eventos, Cultural), Planejamento Estratégico de Divulgação e Publicidade, bem como avaliação e enquadramento/modulagem de projetos sócio culturais e esportivos.

COORDENADORA - COMUNICAÇÃO DIGITAL, DESIGN, DESIGN DIGITAL (UX), MARKETING E PUBLICIDADE E PROGAPANDA

Luciane Rezende

E-MAIL:

lrsouza@unicarioca.edu.br

Mestre em engenharia Nuclear – COPPE/UFRJ
Especialização em Tutoria EAD – UNINTER
Graduada em Física
Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade

Experiência de 17 anos na área de Marketing e Publicidade. Sete anos de vivência em pesquisa na área de Metrologia das Radiações Ionizantes. Atuação em Gestão de Projetos. Atuação de mais de 7 anos na área educacional presencial e EAD, na educação básica, graduação e pós-graduação.

COORDENADOR - PÓS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA)

Luis Alfredo Carvalho

E-MAIL:

lcarvalho@unicarioca.edu.br

LINKS:

Graduado em Engenharia pela UFRJ, Mestre em Engenharia (Otimização Não Linear) pela Coppe/UFRJ e doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Coppe/UFRJ em modelagem de fenômenos neurofisiológicos.

Desde seu Doutorado, sempre se direcionou para a pesquisa interdisciplinar, sendo o pioneiro no Brasil nas áreas de datamining e realidade virtual.

Professor Titular da Faculdade de Medicina da UFRJ, aposentou-se em 2020 após 36 anos pesquisando e ensinando Neurofisiologia, Biofísica, Epidemiologia, Bioestatística, Bioética, Radioterapia para câncer de pele e nas áreas de Datamining em Medicina, Inteligência Artificial em Ciências da Saúde e Realidade Virtual para Reabilitação Psiquiátrica.

Coordenou dezenas de projetos de pesquisa financiados pelo CNPQ e Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), sempre com equipes de caráter interdisciplinar. Cofundador do curso de graduação de B.Sc. em Biofísica na UFRJ, fundador do Programa de M.Sc. e D.Sc. de História da Ciência e Epistemologia, e também cofundador do M.Sc. e D.Sc. Programa de Bioética e Saúde Coletiva.

COORDENADOR ADJUNTO - DIREITO

Luiz Antonio Alves Gomes

E-MAIL:

lgomes@unicarioca.edu.br

LINKS:

Doutor em Direito e Sociologia na Universidade Federal Fluminense – UFF
Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense – UFF
MBA em Previdência Complementar pela COPPE/UFRJ
MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas – FGV
Pós-graduado em Direito Privado pela Universidade Federal Fluminense – UFF
Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Advogado, sócio do escritório Antonio Vieira Advogados Associados e professor universitário, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Empresarial; Direito do Trabalho e Direito Previdenciário.

PROFESSOR

Manuel Martins

E-MAIL:

manuel@unicarioca.edu.br

LINKS:

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação – COPPE/UFRJ
Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação – COPPE/UFRJ
Graduação em Engenharia – Universidade Federal do Ceará

Atualmente é Analista de Sistemas (consultor) – Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO/MF) e professor titular do Centro Universitário Carioca. Experiência na área de Ciência da Computação e Educação, com ênfase em Teoria da Computação, Sistemas Complexos e Tratamento de Dados.

PROFESSOR

Marcelo Perantoni

E-MAIL:

mperantoni@unicarioca.edu.br

LINKS:

Doutor em Engenharia Elétrica/Inteligência Computacional pela COPPE/UFRJ;

Mestre em Instrumentação Científica pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas;

Graduado em Engenharia Elétrica pela UFJF.

Experiência na área acadêmica como Professor em disciplinas dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica. Experiência em pesquisa e desenvolvimento, com atuação em empresas nacionais, além de vivência internacional, tendo trabalhado no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear). Atuação em projetos de robôs automatizados para processos de soldagem, visão computacional para aplicações em automação industrial e processos de construção e montagem, metrologia de grandes volumes, sistemas embarcados, instrumentação e automação, entre outros.

COORDENADOR DA GRADUÇÃO EM PEDAGOGIA E DA PÓS EM PSICOPEDAGOGIA E ABA - ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA

Marcos Antonio Silva

E-MAIL:

msilva@unicarioca.edu.br

LINKS:

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana – PPFH/UERJ
Mestre em Educação em Ciências e Saúde – NUTES/UFRJ
Licenciado em Pedagogia pela UERJ
Especialista em Designer Instrucional para EAD -FACEL/PR
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional – UCAM

Atua há mais de 20 anos em diferentes segmentos educacionais: da educação em ambientes não formais ao ensino superior. Atua no ensino superior desde 2003 em propostas de educação presencial e EAD com experiência nas funções de docência, tutoria, coordenação, produção e avaliação de materiais didáticos e estratégias pedagógicas, orientação acadêmica,  formação de profissionais e avaliação de equipes.

Professor com histórico de atuação em diversos cursos de graduação, pós-graduação e colaboração em grupos de pesquisa, em instituições públicas e privadas nas áreas de educação, saúde e gestão.

Áreas de interesse: formação humana mediada por tecnologias digitais, formação de professores, educação a distância, projetos inovadores em educação, neurociência aplicada a educação, psicanálise aplicada a educação, ensino híbrido, metodologias ativas, currículos inovadores, criação e implementação de cursos, dificuldades e transtornos de aprendizagem, tecnologias assistivas, desenvolvimento humano, estilos e estratégias de aprendizagem.

PROFESSOR

Marcos Ferreira

E-MAIL:

mferreira@unicarioca.edu.br

Mestre em Ciências de Sistemas e Computação – Instituto Militar
Pós-Graduado em Governança de TI – Faculdade Senac
MBA em Telecomunicações – IBMEC
Pós-Graduado em Engenharia de Manutenção – UFRJ
Pós-Graduando em Planejamento, Implantação e Gestão de EAD – UFF
Graduado em Engenharia Elétrica com especialização em Eletrônica – Faculdade Roberto Lisboa
Formação Técnica em Eletrônica – Escola Técnica Santa Edwiges

Foi sócio da Urbi Network empresa com outorga de Operadora de Telecomunicações pela ANATEL, Presidente e Vice-presidente da ABRAT (Associação Brasileira dasEmpresas de TI), Diretor geral e sócio da empresa Quantor, Gerente de suporte da empresa ABC Computadores, Instrutor Senior para América Latina, Gerente de qualidade e de materiais, chefe de laboratório e técnico de eletrônica da empresa multinacional NCR do Brasil, RJ.

COORDENADOR - EDUCAÇÃO FÍSICA

Marcus Vinícius da Silva Nunes

E-MAIL:

mnunes@unicarioca.edu.br

LINKS:

Graduado em educação física, especialista em psicomotricidade e docência do ensino superior, mestre em educação, mestre em novas tecnologias digitais na educação.

Professor de educação física escolar em três escolas privadas, professor universitário há 15 anos, autor de 14 livros nas áreas de educação, educação física escolar, psicomotricidade, jogos, esportes e dinâmicas de grupo.

PROFESSOR

Mario Monteiro

Mestre em Informática – PUC-RJ
Especialista em Eletrônica

Professor Universitário há mais de 33 anos, autor do livro “Introdução à Organização de Computadores” e de diversas apostilas.Ministra palestras e seminários nas áreas de Informática. Vasta experiência em Administração e Gerência de Atividades de Projetos.

DIRETOR DE OPERAÇÕES ACADÊMICAS

Neury Cardoso

E-MAIL:

ncardoso@unicarioca.edu.br

LINKS:

Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003)

Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Gama Filho (1989)

Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Computadores, Circuitos Digitais, Microprocessadores, Programação de Computadores e Análise e Modelagem de Sistemas. Docente de nível superior há 17 anos em disciplinas dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia elétrica, também atuou na função de coordenador de curso por 11 anos e na gestão de empresa de tecnologia na área de produção de equipamentos eletrônicos. Atualmente, é coordenador geral dos cursos de Engenharia da UniCarioca.

PROFESSORA

Paula Guaraldo

LINKS:

Doutorado em Sociologia – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr/UNESP)

Mestrado em Sociologia – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr/UNESP)

Especialização em MBA em Gestão de EAD – UniCarioca

Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pelo Uni-FACEF Centro Universitário de Franca

Realizou um estágio de doutoramento no CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal.Atualmente, é professora dos cursos de Marketing e Comunicação Social do Centro Universitário Carioca – UniCarioca (RJ), onde também cursa o MBA em Gestão de EAD (Educação a Distância).

COORDENADOR - MBA EM MARKETING, MARKETING ESPORTIVO E GESTÃO EMPRESARIAL 4.0

Raphael Torres

E-MAIL:

rtorres@unicarioca.edu.br

LINKS:

Mestre em Gestão Empresarial – Fundação Getúlio Vargas (2006)

MBA em Marketing – Fundação Getúlio Vargas (2003)

MBA em Administração Esportiva – Fundação Getúlio Vargas (2001)

Graduação em Jornalismo – Faculdades Integradas Hélio Alonso (2000)

Coordenador e professor em cursos de MBA em outras instituições como PUC, UFF, Funcefet e UCP, tendo ministrado aulas para os cursos de Marketing, Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas, Qualidade e Produtividade, Logística Empresarial e Administração de Marketing

Autor dos Artigos “O Impacto da Terceirização do Call Center nas Empresas de Energia Elétrica do Brasil”, registrado na FGV em 2006, sobre outsourcing e do artigo “Medindo Stress em ambiente de call center”, publicado no Cladea – Montpellier, 2006.

Professor de Marketing, Jornalismo e Publicidade na UniCarioca, ministrando as matérias Introdução ao Marketing, Pesquisa de Mercado, Mídia e Veiculação, História da Comunicação e Assessoria de Comunicação. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Marketing.

PROFESSORA

Regina Celia Pereira de Moraes

E-MAIL:

rtorres@unicarioca.edu.br

LINKS:

Pós-Doutorado em Ciências Sociais – PUC-Rio (2011)

Pós-Doutorado em Ciência da Informação, Tecnologia e Inovação – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT-MCT (2009)

Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação – PESC/COPPE/UFRJ (2005)

Mestrado em Ciência da Informação – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT-MCT (1999)

Graduação em Direito – Uerj (1970)

Atualmente está pesquisando sobre os novos modelos organizacionais como resultado da inovação e visão empreendedora na estruturação do mundo do trabalho na Pós-Modernidade.
Trabalhou 6 anos na IBM como Analista de Sistemas, 2 anos no SERPRO como Analista de Suporte Técnico e 15 anos no IBGE. No IBGE, na Diretoria de Informática trabalhou com Planejamento de Tecnologias, Metodologias, na função de Gerente de Metodologias e Normas e como Subgerente do Departamento de Suporte Técnico.
Tem 6 livros publicados. Atualmente está pesquisando sobre Filosofia nas organizações.

COORDENADORA - BIOMEDICINA

Renata Cristine Manfrinato Reis

E-MAIL:

rreis@unicarioca.edu.br

LINKS:

Biomédica, com habilitação na área de Imunologia desde 1997, pela UniRio, com Mestrado (2000) e Doutorado (2005) na área de Bioquímica pela UFRJ.

Professora Universitária desde 2003, ministrando aulas nas áreas de Bioquímica, Biologia Celular, Fisiologia Humana, Microbiologia, Imunologia, Biologia Molecular, Bioquímica Clínica, Urinálise, dentre outras. Experiência em Coordenação de curso de Biomedicina desde 2012.

COORDENADOR - GESTÃO DE RH E PÓS EM GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL E GESTÃO DE RH

Ricardo Luz

E-MAIL:

rluz@unicarioca.edu.br

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de Rosario, na Argentina

Mestre em Sistemas de Gestão

Especialista em Administração de Recursos Humanos, com aperfeiçoamento nesta especialidade na State University of New York

Graduado em Direito e em Pedagogia

Realizou curso de Business Management, na Univesità di Padova, na Itália. Autor de seis livros sobre temas relacionados à gestão de recursos humanos. Co-autor do livro Pedagogia Institucional. No final dos anos 70, foi um dos pioneiros no Brasil na publicação do Balanço Social.
Durante vinte e três anos trabalhou como Diretor de Recursos Humanos do Ponto Frio e Gerente de Recursos Humanos da Vulcan Material Plástico, Company, Sul Fabril e Intermed Farmacêutica. Como consultor, prestou serviços para grandes empresas, no Rio de Janeiro, São Paulo e em Santa Catarina.
Possui artigos e entrevistas sobre gestão de recursos humanos publicados em diversos jornais do país. Foi entrevistado pela Rádio CBN sobre programas de estágio e de trainee. Divulgou a importância da graduação tecnológica no Jornal O Globo, na Rádio Bandeirantes e na TV Boas Novas. Foi entrevistado no programa Cara e Coroa, da TV Brasil, sobre a Depressão nas organizações.

PROFESSORA

Roberta Fernandes

E-MAIL:

rfernandes@unicarioca.edu.br

LINKS:

Mestrado em Administração com ênfase em Marketing pela PUC-Rio

Especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Cândido Mendes

Graduação em Publicidade e Propaganda pela PUC-Rio

Com experiência em Consultoria em Marketing e atuando como palestrante e desenvolvedora de treinamentos há mais de 10 anos. Atual docente do Curso de Marketing, nas disciplinas de Marketing Estratégico, Webmarketing, Gestão de Serviços e Tendencias de Marketing.

PROFESSOR

Rogerio Borba

E-MAIL:

rbsilva@unicarioca.edu.br

LINKS:

Doutor em Sociologia pelo IUPERJ
Mestre em Direito pela UniFlu

Doutor em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro. Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil. Tem experiência de pesquisa em Direito Ambiental, Direito Administrativo e Sociologia Ambiental. Membro da Liga Mundial de Advogados Ambientalistas, da Fundação Internacional de Sustentabilidade Ambiental e Territorial e do Instituto dos Advogados Brasileiros. Advogado, Gestor Ambiental e Parecerista.

PROFESSORA

Rosa Valim

LINKS:

Doutoranda em Psicossociologia (EICOS/UFRJ)

Mestre em Design e Sociedade (PUC-Rio)

Bacharel em Comunicação Social com Curso Sequencial de Empreendedorismo (PUC-Rio)

Professora Assistente do curso de Administração de Empresas com experiência de oito anos ministrando cursos (presenciais com apoio de ambiente Moodle) associados às áreas de Educação Corporativa e Gestão: Liderança, Empreendedorismo, Planejamento e Gestão de Carreira e Criatividade.
Professora conteudista, responsável pela elaboração de material para curso de Liderança em regime EaD (da UNICARIOCA). Professora-tutora de cursos em regime EaD (dentre eles, Planejamento e Gestão de Carreira, Liderança e Criatividade).
Experiência orientando projetos finais.
Visão sistêmica de ambientes organizacionais, favorecida por formação interdisciplinar (Bacharelado em Comunicação Social, Extensão Empreendedorismo e Mestrado em Design e Sociedade).
Trabalhou para a IBM e para a UERJ com consultoria a projetos de responsabilidade social e de SMS. Em 2008 optou por dedicar-se exclusivamente a área acadêmica.
Possui dois livros publicados: ‘Filoblogando’ (escrito em parceria com outra professora – Regina Moraes) e ‘Como elaborar seu plano de negócios’.

PROFESSORA

Sandra Sierra

E-MAIL:

ssierra@unicarioca.edu.br

LINKS:

Graduação em Pedagogia
Graduação em Ciências Sociais
Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior

Docente com experiência Acadêmica em Curso de Graduação e Pós-Graduação desde 1991. Pedagoga, Cientista Social e Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior. Experiência profissional no Magistério dos anos iniciais do Ensino Fundamental nas redes Pública e Privada. Inspetora de Ensino da Secretaria Estadual de Educação do RJ. Atualmente é Professora Assistente do Curso de Graduação, Orientadora de TCC e Coordenadora Geral do Curso de Pedagogia do Centro Universitário UniCarioca.

COORDENADOR - ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO.

Sergio Assunção Monteiro

E-MAIL:

smonteiro@unicarioca.edu.br

LINKS:

Formado em Ciência da Computação – UECE, Mestre e Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação com foco em Otimização – COPPE/UFRJ. Experiência no desenvolvimento de aplicações de Ciência de Dados e de Aprendizado de Máquina nas áreas de processamento de linguagem natural, visão computacional e de análise de séries temporais e modelos de otimização de um modo geral. Professor universitário de diversas disciplinas que envolvem programação, inteligência computacional, ciência de dados e machine learning. Também atua no mercado como Analista de Sistemas com foco nas linguagens Python, R e SQL.

Analista de Sistemas da Dataprev; com interesse em Matemática aplicada, inteligência artificial, descoberta de conhecimento e programação.

PROFESSOR

Sergio Cardoso

LINKS:

Doutorando em Engenharia de Defesa – Instituto Militar de Engenharia (IME)

Mestrado em Sistemas e Computação – Instituto Militar de Engenharia (IME)

Graduação em Engenharia da Computação – Instituto Militar de Engenharia (IME)

Atualmente é Professor do Instituto Militar de Engenharia, Professor Assistente da UniCarioca e Coordenador de Pós-Graduação em Engenharia de Redes na Uniftec. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Redes de Computadores, Segurança da Informação, Guerra Cibernética e detecção de botnet.

PROFESSOR

Sergio Souza

LINKS:

Especialização em Gestão Estratégica – Faculdades de Humanidades Pedro II (FAHUPE)

Graduação em Graduação de Professores da Parte de Formação ESPE – Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI)

Graduação em Ciências Contábeis – Faculdades Integradas Somonsen (FEFIS)

Contador e professor da UniCarioca. Trabalha no magistério há aproximadamente 15 anos e tem 28 anos de experiência na área contábil, em que é Contador da Empresa de Pesquisa Energética – EPE, vinculada ao Ministério de Minas e Energia – MME.

COORDENADORA PÓS-GRADUAÇÃO MÍDIAS SOCIAIS

Thais Vieira de Lima

E-MAIL:

thlima@unicarioca.edu.br

LINKS:

Graduação em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal Fluminense (2001), Mestrado em Administração de Empresas pela UNIGRANRIO/CAPES (2016) com pesquisa financiada na área de educação e tecnologia.

Atua há 23 anos nas áreas de comunicação, gestão e inovação para o desenvolvimento de pessoas, processos e projetos. Experiência adquirida em grandes corporações, como: Vivo-Telefónica, Lafarge-Holcim, Michelin, Halliburton, ThyssenKrupp, entre outras.

Gestora educacional e professora de graduação e pós-graduação há 17 anos em instituições públicas e privadas de ensino superior. É conteudista EAD para MBA em Negócios Digitais e pesquisadora da área de educação e tecnologia com artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

PROFESSORA

Verônica Eloi

Doutora em Sociologia pela UFRJ/IFCS, Mestre em Sociologia pela UFRJ/IFCS e graduada em Ciências Sociais pela UERJ.

Tem experiência na área de Cultura e mídias sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: televisão, cultura de massa e identidade nacional. Suas pesquisas incluem pensar sociologicamente as relações entre a televisão e a cultura brasileira. Tem dois livros publicados em co-autoria: “Devires imagéticos: a etnografia, o outro e suas imagens” e “Um vermelho não é um vermelho: estudos sociológicos sobre as artes visuais”. Atualmente, é professora da Unicarioca, onde promove debates e discussões sobre a sociedade contemporânea, atuando no Ensino, Pesquisa e Extensão.

PROFESSOR

Victor Freitas

LINKS:

Doutor em Engenharia Nuclear – UFRJ Mestre em Engenharia de Reatores – IEN/CNEN Graduado em Física – UFF

Professor Adjunto do Curso de Engenharia Elétrica da UniCarioca. É pesquisador Colaborador no Laboratório de Realidade Virtual do Instituto de Engenharia Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear – LABRV/IEN-CNEN. Tem experiência nos seguintes temas: Realidade Virtual, Inteligência Artificial, Robótica , métodos computacionais aplicado a engenharia. Tem experiência como analista de projetos no estaleiro Sermetal e também na coordenação de cursos de curso de graduação tecnológica (Automação Industrial da Faculdade Senai Rio). Foi professor no curso de Ciência da Computação da UGF, foi membro do grupo de pesquisa em computação avançada GPCA/UGF.

COORDENADORA - FISIOTERAPIA

Viviany Dias Gandra

E-MAIL:

vgandra@unicarioca.edu.br

LINKS:

Graduada em Fisioterapia há pouco mais de 20 anos, mestre e doutora em Engenharia Biomédica pela COPPE / UFRJ, especialista em Anatomia Funcional.

Professora Universitária há 20 anos, dentre esses, coordenadora do curso de Fisioterapia por 15 anos e coordenadora da implantação e geral dos cursos oferecidos no Ensino a Distância. Tenho experiência na área de Fisioterapia atuando principalmente nos seguintes temas: estabilometria, controle postural ortostático, realidade virtual estereoscópica e visão.

COORDENADORA PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO HOSPITALAR

Waléria Medeiros

E-MAIL:

wmedeiros@unicarioca.edu.br

LINKS:

Iniciou graduação no Miami Dade Community College (EUA, 1994-1996) e na Florida International University (EUA, 1997-1998). Integrou o Dean’s List entre os anos de 1994 a 1997 como parte de 1% dos melhores alunos dos EUA. Concluiu graduação na Universidade Federal Fluminense (UFF, RJ), 2003. Possui mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (2006) pelo Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM) da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). MBA em Marketing Empresarial pela Faculdade de Administração da UFF em 2008. Em 2009, obteve o título de doutora pela UFF.

Docente do curso técnico em Logística da UniCarioca, docente da Faculdade de Administração e Finanças da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) nas disciplinas da graduação e nos cursos de extensão. Professora dos cursos de graduação da Faculdade de Engenharia de Produção e MBA em Gerenciamento de Projetos da Universidade Cândido Mendes. Experiência profissional desenvolvida no setor empresarial privado nas áreas de logística, marketing, gestão de projetos, empreendedorismo, inovação, planejamento estratégico, novos negócios, relacionamento institucional público/privado e estratégias de desenvolvimento de mercado. Formação de equipes de alto desempenho, envolvendo treinamentos técnicos, motivacionais e avaliação de desempenho. Experiência na gestão da qualidade e assuntos regulatórios. Profissional com trabalhos científicos publicados em revistas científicas indexadas e congressos nacionais e internacionais.

COORDENADOR - ENGENHARIAS CIVIL, COMPUTAÇÃO, ELÉTRICA E PRODUÇÃO

Wilson Souza da Silva

E-MAIL:

wsilva@unicarioca.edu.br

Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME)

Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela Uerj

Especialização em Tecnologias em Educação pela PUC-Rio

Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Salgado de Oliveira

Atua como Professor de Disciplinas do ciclo básico dos cursos de Engenharia da UniCarioca, com experiência em universidades privadas e públicas. Já trabalhou em várias instituições de ensino como professor e coordenador de cursos de engenharia.