Início >> Acontece >> Vida e Carreira >> Tudo o que você precisa saber sobre fazer faculdade sem sair de casa

Tudo o que você precisa saber sobre fazer faculdade sem sair de casa

sab, 13/01/2018 - 09:07 -- Danielle Neiva

Tudo o que você precisa saber sobre fazer faculdade sem sair de casa

Vida e Carreira
sem sair de casa13 Janeiro 2018

Embora não seja novo, o modelo de Educação a Distância (EaD) cresceu muito nos últimos anos. Dessa forma, hoje é possível estudar e fazer uma faculdade sem sair de casa. Vamos entender um pouco isso.

Curso superior em EAD

Instituições de Ensino Superior podem oferecer cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EaD, conforme a legislação educacional brasileira. Contudo, se faz necessário que a instituição utilize outras ferramentas educacionais que possibilitem o acesso do aluno ao conteúdo das disciplinas, bem como avaliações de desempenho do curso que ele escolheu. Essas ferramentas são usadas também para garantir que o aluno participou das aulas e as demais atividades previstas no curso.

Mas o que são essas ferramentas?

Podem ser vídeo aulas, textos, fórum, chat, questionário, base de dados, glossário no ambiente virtual (AVA) da faculdade, atividades a distância e atividades presenciais. A maioria dos cursos a distância exige a presença do aluno em um polo pelo menos uma vez por semana para a realização de atividades presenciais e principalmente as avaliações ou provas, que são feitas obrigatoriamente no modelo presencial.

Como devo proceder para fazer uma faculdade a distância?

Após decidir cursar uma faculdade EaD, você deve procurar uma instituição (a mais próxima, a que tenha melhores preços, melhor avaliação...) e veja a forma de ingresso que ela utiliza. Atente-se ao calendário, pois geralmente os cursos iniciam no primeiro e no segundo semestre.

Algumas Recomendações:

1. Tenha disciplina: organize seu tempo, estabelecendo e cumprindo uma rotina diária de estudos. Estude, pelo menos, 20 horas por semana.
  2. Seja realista, não se inscreva em mais disciplinas do que o seu tempo permite.
  3. Tenha persistência e mantenha-se motivado.
  4. Fique atento aos cronogramas de provas, entregas de trabalho, atividades obrigatórias e outras atividades. Priorize suas ações em função destes cronogramas.
  5. Frequente o polo para participar das atividades presenciais (quando solicitarem), fazer atividades obrigatórias, estudar em grupo com colegas.
  6. Procure o seu Tutor Presencial do Polo sempre que necessite. Ele está lá para ajudá-lo a vencer esta etapa inicial.
  7. Fique sempre conectado ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) para se manter atualizado, fazer as tarefas programadas, participar de grupos de discussão, interagir com os colegas e com os tutores a distância.
  8. Lembre-se que tanto o polo quanto o AVA são espaços de aprendizagem e também pontos de encontro entre estudantes, tutores e coordenadores de disciplina.
  9. Tire dúvidas com os coordenadores de disciplina, tutores presenciais (via AVA) e também com colegas. Não tenha vergonha de esclarecer suas dúvidas. Ao contrário do que parece, na EaD você pode ter atendimento personalizado pelos tutores presenciais e coordenadores de disciplina.