Menu Auxiliar

Início >> Acontece >> Vida e Carreira >> Coaching, o que é?

Text Resize

-A +A

Coaching, o que é?

qua, 14/01/2015 - 15:00 -- Ryam Barroso

Coaching, o que é?

Vida e Carreira
14 Janeiro 2015

Por Maura Xerfan  
​Coordenadora do Serviço de Orientação à Carreira (SOC) da UniCarioca

Por definição no site da Sociedade Brasileira de Coaching - SBC, Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee).” (Villela Da Matta & Flora Victoria)

Coaching deve ser compreendido como um processo de desenvolvimento de competências nos âmbitos comportamentais, emocionais e psicológicos que visam o alcance de objetivos previamente traçados.

Durante o processo, há uma diagnose do estado inicial e um trabalho de desenvolvimento para que se chegue ao estado desejado. Como isso acontece? O processo de coaching proporciona a novos entendimentos, abre um leque de alternativas e opções capazes de ampliar as soluções e os resultados.

É importante lembrar que coaching é uma nova profissão e, como tal, necessita de uma formação específica que se apoia que necessita de dedicação e disciplina.

Em busca de melhor a empregabilidade frente ao mercado competitivo os profissionais procuram o processo de coaching para identificar e/ou potencializar seus diferenciais. Esse é um segmento específico, chamado Coaching de Carreira.

O processo de Coaching leva o cliente à reflexão, desenvolvendo ainda mais seus pontos fortes e trabalhando seus pontos a melhorar, buscando eliminar as crenças limitantes.

Segundo o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC - o objetivo desse processo é oferecer um apoio para um melhor direcionamento de sua vida profissional, no sentido de ajudá-lo a definir de forma assertiva suas metas, no alinhamento de seus valores, seus objetivos profissionais e, a dessa forma, traçar as melhores estratégias para alcançar os resultados planejados, num menor espaço de tempo.

O coaching de carreira possui o foco na vida profissional e as interfaces desta com a vida pessoal. É conduzido em 10 sessões semanais e cada sessão tem a duração de uma hora.

Alguns benefícios do processo de Coaching, são a potencialização do autoconhecimento e autoconfiança, a clareza nas definições de metas e objetivos, o desenvolvimento de planos de ação, e processos mais e assertivos de tomada de decisões.

Vale lembrar que coaching  não é terapia, aconselhamento e nem um curso, pois não visa  a aprendizagem novos conceitos, mas a mobilização de recursos para que o cliente alcance seus objetivos.

Edição 22, da série Vida e Carreira, organizada pelo Serviço de Orientação à Carreira (SOC) da UniCarioca.

0 Comentário(s)

Comentar