Menu Auxiliar

Início >> Acontece >> Acontece >> Checklist: O que você precisa fazer para voltar a estudar

Text Resize

-A +A

Checklist: O que você precisa fazer para voltar a estudar

sab, 13/01/2018 - 09:20 -- Danielle Neiva

Checklist: O que você precisa fazer para voltar a estudar

Blog

Sabemos que regressar aos estudos após um longo afastamento dos livros e materiais escolares não é uma tarefa fácil. A decisão de estudar é o passo mais inteligente para o sucesso, para isso o estudante precisará de um bom planejamento, administração e controle do seu tempo para dedicar-se aos estudos.

Portanto, selecionamos dicas valiosas para retornar à sala de aula e obter sucesso nos estudos.

Tempo destinado aos estudos

Quando entra na universidade, o aluno passa a ser responsável por organizar o próprio estudo. Espera-se que um estudante universitário dedique parte significativa de seu tempo e energia aos estudos e atividades diretamente relacionadas a eles.  Portanto estabeleça dias e horários para organização do seu estudo.

Organizar um ambiente de estudo

Identifique um ambiente que se sinta bem para estudar além da sala de aula, pode ser alguma parte da sua casa ou biblioteca. Reserve o espaço e disponha de materiais que complementem seus estudos, como livros, apostilas e todo material de suporte.  Procure buscar um lugar tranquilo, livres de ruídos para não tirar a sua concentração nos estudos.

Criar um plano de estudos

Não basta reservar um tempo é necessário também planejar que tipo de estudo será realizado. Vale lembrar que, estudar envolve leitura, atividade de pesquisa, resolução de exercícios, atividades de pesquisa de campo e observação.  Faça uma análise da sua grade escolar, selecione os conteúdos, busque as ferramentas e métodos que combinam com você (livros, apostilas, videoaulas, grupo de estudos, estudo dirigido) e estabeleça dias e horários para cada atividade/disciplina, isso facilitará na compreensão da aprendizagem.

Estudar e conciliar atividades pessoais

Lembre-se que estudar não é um fardo e sim um momento prazeroso que te fará alcançar seus objetivos de vida. Portanto, priorize também seus momentos de lazer com a família, amigos, filhos, viagens etc. 

Estabelecer metas

Crie o hábito de estabelecer metas de estudo, inicie uma autoavaliação das disciplinas que você tem dificuldade de aprendizagem e facilidades, busque apoio com amigos, grupo de estudo e professores para retirar suas dúvidas. Estabeleça um cronograma de estudo para cada disciplina e trace metas para avançar a aprendizagem, essa é uma maneira de acompanhar seu desempenho e identificar se está progredindo nos seus estudos.


As dicas acima facilitarão a percorrer essa caminhada de estudos que com o tempo perceberá o quão prazeroso é. Tente identificar principalmente sua área de interesse de estudo, veja quais são os assuntos que te interessam e leia mais sobre, afinal o conhecimento complementar é primordial para a trajetória que deseja seguir. Busque apoio da família e amigos e não deixe de procurar professores e especialistas da área de estudo para auxiliar no desenvolvimento da sua aprendizagem.

Colocamos à disposição um questionário para conhecer mais sobre sua rotina. Fique à vontade para responde-lo.

Bons Estudos!

0 Comentário(s)

Comentar