Mais Lidas

Acontece

Notícias

Webinar | Novas Tecnologias Digitais na Educação: do Ensino Presencial ao Remoto

A pandemia da Covid-19 exigiu dos docentes a busca por novas metodologias que viabilizassem o ensino e a aprendizagem durante o isolamento social. Muitos desses professores ainda encontram dificuldades em adequar suas atividades para o ensino remoto.

Por isso, o Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais da UniCarioca promoverá no dia 05 de novembro o webinar “Novas Tecnologias Digitais na Educação: do Ensino Presencial ao Remoto”.  Professores e mestrandos do curso irão dividir suas pesquisas e apontar dicas para a composição de uma metodologia para educação dinamizada e transformadora, e que se ajuste ao contexto atual.

Na live serão abordados os seguintes temas:

Sequências Didáticas, Educação e Desafios na Pandemia
Será apresentada a pesquisa feita de forma colaborativa, focada em propor sequências didáticas (SD), permeadas por recursos digitais, para ensino e aprendizagem tendo como tema norteador o coronavírus. Serão abordadas ações que poderão motivar métodos criativos e dinâmicos no processo ensino e aprendizagem.

Apresentação:
Professora Ana Paula Legey
Doutora em Ciências pelo IOC/FIOCRUZ do Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (especialidade ensino não formal/divulgação científica) (ago/2009), mestre em Biologia Parasitária pelo IOC/FIOCRUZ (Jul/1997) e graduada em Ciências Biológicas pela USU (Jan/1993). Na UniCarioca é: Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação; Representante Institucional de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq/UniCarioca); Coordenadora Adjunta do Núcleo de Computação Aplicada (NUCAP/UniCarioca), núcleo este que abarca pesquisas interdisciplinares envolvendo os cursos de Pedagogia, Design, Computação e Comunicação), Produtividade em Pesquisa do CNPQ – PQ 2.

Mestranda Tharcila Almeida
Professora da Rede Municipal de Niterói, é especialista em Língua Portuguesa e Gestão escolar, Mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação. Pesquisa engajamento e afetividade na Educação Infantil em tempos de educação remota. É mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela UniCarioca.

Produção Audiovisual na Educação
O foco sera a relação do Audiovisual com a Educação. Serão apresentadas formas de produzir planejamentos criativos, de acordo com as transformações digitais no ensino e aprendizagem do século XXI.

Apresentação:
Professora Luciane Conrado
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Mestrado em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2003) e Doutorado em Letras, pela Universidade Federal Fluminense (2009). Luciane Conrado é Atriz,  Cientista Social e Diretora de Produção, Cideomaker, Dramaturgista, tem experiência na área de Artes, com ênfase em Produção Cultural, Educação para as Artes, Fundamentos e História da Comunicação, História e Teorias da Arte e da Leitura, Legislação Cultural, Planejamento e Produção(Eventos, Cultural), Planejamento Estratégico de Divulgação e Publicidade, bem como avaliação e enquadramento/modulagem de projetos sócio culturais e esportivos.. Na orientação de trabalhos de conclusão de curso, atua, especialmente, em trabalhos com memoriais, práticos: produções de produtos audiovisuais (videoclipes, documentários, programas para TV, curtas), sites e produções culturais e eventos. Na pós graduação é professora do Quadro Permanente do Mestrado em Novas Tecnologias Digitais para a Educação, nas disciplinas Seminário de Qualificação, Metodologias Ativas na Educação e Produção Audiovisual. Como videomaker produz conteúdos de Arte, Cultura para o Canal Luciane Conrado, além de produzir mini documentários, radionovelas e vídeos ligados à História Cultural Brasileira.

Mestrando Marcelo Quitério
Graduado em Fotografia,  Pós-Graduado em Iluminação, Arte e Tecnologia. Trabalha como Iluminador da  Rede Globo, Professor e Coordenador da Escola de Iluminação da Academia de Tecnologia da Rede Globo, além de  consultor de  projetos luminotécnicos , criador da Planilha de montagem de iluminação da emissora. Trabalha também como Diretor de Fotografia e Iluminador em curtas metragens, DVD, peças de teatro e vídeos institucionais. É mestrando em Novas Tecnologias Digitais na Educação na UniCarioca.

Clique e participe! A live será às 17h, no nosso canal no YouTube.