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Um CBESP mão na massa

Por Celso Niskier,

Nas últimas semanas, tenho utilizado este espaço para apresentar o tema e os pontos-chave que nos conduzirão durante o XIV Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), que acontecerá de 05 a 07 de maio no Costão do Santinho, em Florianópolis/SC. Já falamos muito sobre os aspectos teóricos, então chegou a hora de detalharmos a parte prática do evento: as tão aguardadas oficinas temáticas!

Como já virou tradição, o segundo dia do Congresso será encerrado com workshops ministrados por especialistas que são referência em cada uma das questões trabalhadas. Nesta edição, serão cinco oficinas: 1) Criatividade e Inovação como Elementos Essenciais na Educação Superior Transformadora; 2) Quadrantes Híbridos como Inovação Curricular na Educação Superior; 3) Curricularização da Extensão no Pós-pandemia; 4) Modelos Pedagógicos Criativos e Inovadores como Saberes e Fazeres na Educação Superior; e 5) Avaliação Externa Virtual in loco Como Inovação no Contexto do Sinaes.

A oficina 1 caminhará por questões como a educação para o século 21, as oportunidades decorrentes da pandemia, a formação conectada às exigências do mercado, o lifelong learning, além dos arranjos criativos para captação de recursos no âmbito das IES, da sustentabilidade financeira, das competências variáveis e das estratégias acadêmicas inovadoras, criativas e transformadoras.

Enquanto isso, em outra sala, a oficina 2 estará trabalhando os quadrantes híbridos como inovação curricular na educação superior, com destaque para os avanços do ensino híbrido e as experiências bem-sucedidas, bem como os aspectos regulatórios que viabilizam a sua implementação. Serão apresentados novos modelos de ensino-aprendizagem e o papel do professor, além de nova interpretação do modelo regulatório vigente e as normativas que sustentam o hibridismo.

Com foco na curricularização da extensão no pós-pandemia, a oficina 3 se desdobrará sobre os aspectos regulatórios da extensão curricularizada e sua relevância para as IES, estudantes e sociedade, além de contemplar estratégias acadêmicas para o atendimento, até dezembro de 2022, do que determina a Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018.

O debate sobre modelos pedagógicos criativos e inovadores será a temática desenvolvida na oficina 4. Serão apresentados modelos que atendem aos anseios gerados pelas transformações que o ensino superior está passando, contribuindo para a formação de profissionais em sintonia com as necessidades do mercado de trabalho, aliados à trajetória de aprendizagem com ênfase no pensamento crítico.

Por fim, a oficina 5 trabalhará a avaliação virtual in loco como inovação no contexto da Lei do Sinaes e com ênfase nos aspectos regulatórios e práticos. Serão abordadas perspectivas sobre a avaliação e as motivações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a sua implementação, envolvendo as peculiaridades, nuances inovativas e impactos que essa alteração trouxe aos processos.

Como se vê, o XIV CBESP foi cuidadosamente pensado para que as instituições de educação superior se apropriem de conceitos e práticas criativas e inovadoras, tão fundamentais para um mundo pós-pandemia e imerso nas rápidas transformações deste século 21. Por isso, se você ainda não fez a sua inscrição, corre porque as vagas (para o Congresso e para as oficinas) são limitadas e estão acabando!

Fonte: ABMES