Mais Lidas

Acontece

Notícias

Tipos de Pós-graduação: conheça cada um deles

Você sabia que Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado são diferentes tipos de Pós-graduação? Entenda a diferença entre cada um deles!
Para conquistar uma carreira de sucesso com melhores posições de trabalho, e consequentemente, maiores salários é necessário seguir sempre estudando.  Começar uma Pós-graduação pode ser  o caminho para isso!

Mas como existem vários tipos de cursos que podem ser feitos após o término da faculdade, preparamos esse artigo para você entender quais são os tipos de Pós-graduação e qual é a diferença entre cada uma para começar a trilhar sua carreira como especialista na sua área.

Os tipos de Pós-graduação

Existem dois tipos de Pós-graduação: lato sensu e stricto sensu, que possuem uma grande diferença entre si. A Pós stricto sensu possui maior foco para qualificação na carreira acadêmica, com a formação de pesquisadores e professores universitários, e engloba os cursos de Mestrado e Doutorado.

Enquanto a Pós lato sensu prepara profissionais mais voltados para o mercado de trabalho, por meio das Especializações e os MBAs. Afinal os temas desse tipo de Pós-graduação são mais específicos em aprofundar e aperfeiçoar assuntos aprendidos durante a Graduação.

Pós-graduação: Mestrado e Doutorado

Nos aprofundando melhor nos cursos Stricto Sensu, temos o Mestrado que tem duração média de dois anos, com apresentação final de uma tese, para a conclusão do curso. Com o título de mestre, o profissional é qualificado para atuar como pesquisador e/ou professor da educação superior.

Também existe a possibilidade de cursar um Mestrado Profissional. Neste, o foco é em expandir os conhecimentos, aliando a teoria da área acadêmica com a realidade do mercado de trabalho. E, normalmente, é realizada após a conclusão de uma Especialização.

Ainda, dentro da Pós-graduação Stricto Sensu, há também o Doutorado, que pode ser feito após a conclusão do Mestrado, e dura em torno de quatro a cinco anos. Por ser um curso ainda mais específico, para a sua conclusão, é exigido uma pesquisa com maior profundidade do que a dissertação de Mestrado, com a elaboração de uma tese com um ponto de vista ou uma teoria inédita.

Pós-graduação: Especialização e MBA

Já os tipos de Pós Lato Sensu podem ser a Especialização ou o MBA, tendo como objetivo aprimorar os conhecimentos profissionais em uma área específica.

Os cursos de Especialização são excelentes para turbinar o currículo e garantir maior destaque em determinada área, visto que esses cursos são sempre voltados para o aprofundamento em determinados assuntos e áreas.  Assim, é possível aprimorar conhecimentos obtidos.

Além disso, a Especialização também é um ótimo caminho para quem deseja seguir uma carreira diferente da Graduação. Afinal, o aluno sai do curso com a certificação e os conhecimentos necessários para ingressar no mercado de trabalho.

Ou seja, se você é formado em Letras pode realizar uma especialização tanto em Latim, que é um tema referente a sua Graduação, ou seguir novos caminhos iniciando uma Especialização em gerência de projetos, por exemplo.

A Especialização possui um foco técnico-profissional, por isso é essencial para todos os profissionais, para que eles possam aprofundar os conhecimentos. Esse tipo de Pós-graduação têm carga horária mínima de 360 horas e, geralmente, leva de 12 a 18 meses para ser concluída.

Por ser voltada ao mercado de trabalho, tende a ser mais ágil, com conteúdos pensados de acordo com as necessidades práticas do mercado. As especializações são divididas em grandes áreas de interesse que vão desde as áreas de saúde, até comunicação e novas tecnologias.

Além disso, dentro da Pós Lato Sensu também há a possibilidade de realizar o MBA, que é uma especialização mais voltada para área de negócios e gestão. Sendo assim uma ótima opção para profissionais que ocupam altos cargos dentro de uma empresa, e precisam atualizar os conhecimentos com foco no mercado e também ampliar o networking.

Já sabe qual tipo de Pós-graduação seguir? 

Agora que você já conhece os diferentes tipos de Pós-graduação, e o objetivo de cada um deles, é mais fácil definir qual caminho seguir.

Mas, antes de tomar essa decisão, se imagine em cada um desses cenários. Se você já está empregado, pense se tem pretensões na área acadêmica, ou se precisa aprofundar os conhecimentos práticos da atuação na área de trabalho.

Se está em busca de uma vaga, avalie qual é o melhor caminho para conquistá-la dentro da sua área de interesse.

Independente da sua escolha, temos certeza que uma qualificação só vai trazer benefícios para o seu currículo. Ficou interessado? Conheça os cursos de EspecializaçãoMBA e Mestrado Profissional da UniCarioca.