Qual profissão seguir? Elegemos 10 dicas para ajudar na escolha

Está sendo difícil decidir qual profissão seguir? Confira as dicas que preparamos para ajudar na escolha!

Algumas pessoas já têm definido desde a infância que rumo querem dar para a vida. Identificam suas aptidões, se reconhecem em alguma profissão e passam o período escolar se preparando para este futuro.

Mas também é super normal que esse período seja de muitas indecisões e que no momento da saída do ensino médio, ainda não esteja claro qual profissão seguir. Ou mesmo que a pessoa decida pelo curso, mas, no meio do caminho, identifique que essa não foi a opção certa com relação aos seus objetivos.

Sabemos que esse momento envolve uma série de questionamentos e análises. Por isso, preparamos esse conteúdo com dicas para te ajudar na escolha de qual profissão seguir.

Qual profissão seguir? 10 dicas para você!

Conhecer a si mesmo, identificar suas habilidades e preferências e conhecer as grades curriculares dos seus cursos de interesse já são passos importantes para fazer a melhor escolha. Confira as dicas.

1 – Qual a sua disciplina preferida na escola?

Com qual área você tem mais familiaridade, se identifica ou tem mais facilidade? Em quais disciplinas você tem melhor desempenho? Esta é uma ótima forma para começar a traçar o seu caminho. Respondendo estas perguntas, você já pode eliminar algumas possibilidades.

2 – Autoconhecimento é essencial

Conhecer o seu perfil, decifrar suas habilidades e preferências. Também, entender seus hobbies, atividades preferidas, e saber quais são seus objetivos futuros. Tudo isso é essencial para definir qual profissão seguir.

3 – Busque informação

Faça uma pesquisa sobre as profissões que você possui maior identificação. Avalie também como está o mercado de trabalho, padrões de remuneração e outras informações. Com isso, liste os prós e contras de cada uma delas.

4 – Liste seus pontos fortes e fracos

Ter clareza sobre seus pontos fortes e fracos também é muito importante. Por que, sabendo quais são suas principais habilidades, é possível realizar um comparativo com as habilidades exigidas pelo mercado em cada área.

5 – Converse com pessoas de confiança

Busque as experiências de seus pais e familiares, ou amigos próximos e demais pessoas que você tem um relacionamento próximo. Ouça suas experiências e tire as dúvidas que precisar. A escolha é sua, mas contar com pessoas de confiança pode ajudar muito nesse processo.

6 – Procure profissionais da área que se identifica

Não tem nada melhor para conhecer na prática uma profissão do que buscar conversar com quem já atua na área. Por isso, converse com profissionais atuantes, conheça as diversas possibilidades, entenda como funciona o mercado de trabalho e tire suas dúvidas.

7 – Conheça algumas faculdades

Visite os espaços, conheça os ambientes. Converse com professores e alunos, entenda o conteúdo aplicado nas disciplinas. Veja os laboratórios, estrutura física e corpo docente. Faça um tour com sua família e amigos. Vai ser uma ótima oportunidade para entender como vai ser sua jornada na Graduação.

8 – Projete sua vida

O que você quer da sua vida para os próximos anos? Qual seu objetivo profissional? É claro que, com o passar do tempo, você pode mudar de área ou mesmo se interessar por outra profissão. Mas ter clareza sobre seus objetivos é fundamental para entender qual profissão seguir.

9 – Mantenha os pés no chão

Entenda que, depois de muita pesquisa e planejamento, você pode se surpreender com algumas coisas que encontrar pelo caminho. Aquela área que você achava incrível talvez não seja exatamente como você pensou. Por outro lado, uma possibilidade remota talvez se torne sua principal opção.

Por isso, mantenha os pés no chão e o foco, você vai encontrar a melhor área para o seu perfil!

10 –  Procure um profissional que ajude a entender as suas angústias

A busca por um orientador profissional é uma forma de responder algumas perguntas que sozinho talvez você não consiga. É alguém que vai te ajudar nas reflexões e escolhas sem julgamento.

Gostou das dicas? Seguindo nossas sugestões, com certeza você terá mais clareza de qual profissão seguir. Independente da sua escolha, a UniCarioca conta com 30 cursos de Graduação, em diferentes áreas. Conheça nossas opções!