O que é e por que fazer um Mestrado Profissional?

Segundo a CAPES/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), “o Mestrado Profissional (MP) é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho”.

Desta forma, resumindo, o futuro Mestre terá conhecimentos teóricos e práticos para desenvolver e aplicar no seu dia a dia soluções práticas para problemas significativos. O objetivo é fazer com que as pesquisas e estudos realizados dentro das instituições de ensino não fiquem ‘só na teoria’, mas ganhem vida e sejam efetivamente capazes de melhorar processos em outras organizações.

Já pensou nas formas de ensino do futuro?
Mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca é direcionado exatamente para este questionamento.

Assim, é aberto não somente para profissionais da Educação  professores e pedagogos, por exemplo , mas também para profissionais de várias outras áreas, como Tecnologia da Informação, Administração, Engenharias e demais cursos da área de Humanas.

Esta troca de conhecimentos, inclusive, é o que faz ainda mais rica a experiência do Mestrado UniCarioca. A partir de diferentes vivências, é possível identificar e trabalhar novas tecnologias em ambientes diversos, de forma didática e descomplicada.

Além disso, o mestrando da UniCarioca terá contato com a plataforma educacional Proximal – Práticas Educativas Digitais, de inteligência colaborativa. Toda esta estrutura, somada a um grupo excepcional de professores e diversos espaços de prática, como Núcleo de Computação Aplicada (NUCAP), também capacitam o aluno pesquisador a desenvolver, selecionar e aplicar tecnologias digitais e métodos de ensino de modo a criar ambientes de ensino-aprendizagem interdisciplinares e motivadores, bem como desenvolver tecnologias para reabilitação cognitiva.

Ainda sobre o âmbito profissional, a CAPES reforça que estes programas de Mestrado “devem apresentar uma estrutura curricular que enfatize a articulação entre conhecimento atualizado, domínio da metodologia pertinente e aplicação orientada para o campo de atuação profissional específico. Para isto, uma parcela do quadro docente deve ser constituída de profissionais reconhecidos em suas áreas de conhecimento por sua qualificação e atuação destacada em campo pertinente ao da proposta do curso. O trabalho final do curso deve ser sempre vinculado a problemas reais da área de atuação do profissional-aluno e de acordo com a natureza da área e a finalidade do curso, podendo ser apresentado em diversos formatos”.

É importante destacar também que o Mestrado Profissional possui o mesmo valor de formação do Mestrado Acadêmico. Ainda segundo a CAPES, “para garantir a qualidade dos Mestrados Profissionais, critérios operacionais e normas são necessários para dirigir e controlar sua implantação e desenvolvimento. A autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de mestrado profissional são obtidos a partir dos resultados do acompanhamento e da avaliação conduzidos pela CAPES de acordo com as exigências previstas na legislação – Resolução CNE/CES nº 1/2001, alterada pela Resolução CNE/CES nº 24/2002.”

E, em termos de qualidade, o Mestrado UniCarioca demonstra excelência, com conceito 4 na CAPES (numa escala de 1 a 5). Além da avaliação do Programa de Mestrado em si, o Centro Universitário UniCarioca segue, pelo 10º ano consecutivo, com o posto de melhor do Rio de Janeiro.

Agora, após todas estas informações valiosas, ficou fácil entender a importância de um Mestrado Profissional. Na UniCarioca, o edital para a 14ª turma do programa de Mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação está com inscrições abertas até 12 de junho de 2023. A UniCarioca tem parceria e convênio com diversas instituições, prefeitura.

Confira todos os detalhes do processo seletivo, linhas de pesquisa e demais informações sobre a formação aqui