O brilho da esmeralda

Por Celso Niskier,

Aqui estamos. 2022 chegou trazendo boas perspectivas e prometendo ser um ano de retomada das atividades presenciais e fortalecimento do setor particular de educação superior, e de ainda mais trabalho para a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o que não chega a ser uma novidade diante do nosso compromisso de estar sempre inovando e melhorando a nossa atuação.

Contudo, este não será um ano qualquer. Grandes eventos acontecerão nas esferas política, cultural, esportiva e, também, no âmbito da nossa Associação. 2022 marca a entrada da ABMES na sua quinta década de existência. Em agosto, a entidade completa 40 anos de atuação em prol dos legítimos interesses das mantenedoras de educação superior de todo o país.

Como diria nosso saudoso professor Gabriel Mario Rodrigues, em 2022 a ABMES celebrará suas Bodas de Esmeralda. São quatro décadas de um “casamento” bem-sucedido entre uma Associação que nasceu para transformar o cenário da educação superior no Brasil e suas mantenedoras associadas, que a abraçaram, a acolheram e a apoiaram ao longo de toda essa jornada.

Pautada pelos cinco Is que norteiam sua atuação (Informação, Influência, Inovação, Internacionalização, Integração), a ABMES começou o ano com o lançamento de um e-book com artigos do prof. Gabriel publicados no ABMES Blog entre agosto de 2015 e dezembro de 2020. A organização do material já estava em andamento quando o professor nos deixou no início de 2021. Mais do que marcar o primeiro ano da sua ausência, a disponibilização da coletânea neste momento visa evidenciar a importância do prof. Gabriel para que a Associação chegasse aos seus 40 anos.

Ainda no bojo das celebrações, em agosto será lançado o Memorial Comemorativo dos 40 anos da Associação. Além disso, fazendo jus ao nome que lhe foi conferido, o plano de trabalho prevê outros lançamentos da ABMES Editora ao longo do ano, como os já tradicionais Números da Educação Superior e a Legislação Atualizada; novas edições da Revista Estudos e da Revista Responsabilidade Social; além de e-books temáticos que não vou detalhar agora para não estragar a surpresa.

Assim como aconteceu no ano que passou, em 2022 o projeto ABMES Regional seguirá com os eventos no formato virtual, que se mostrou bastante eficiente no atendimento às demandas regionais das mantenedoras. Já os seminários seguirão com a periodicidade quinzenal, mas serão realizados de forma presencial e híbrida, sempre focando em temáticas relevantes para o setor.

Uma boa notícia é que, após dois anos de suspensão, o planejamento da Associação prevê a retomada dos preparativos e a execução da Delegação ABMES Internacional “Japan Experience”. Prevista para acontecer em 2020, a missão precisou ser adiada em virtude da pandemia e o consequente fechamento das fronteiras globais. As expectativas com os desdobramentos da delegação são muito grandes, pois trata-se de um país onde mais 50% dos egressos do ensino médio vão para a educação superior e no qual 77% das universidades e 93% das faculdades são privadas.

Está achando muita coisa? Então recupera o fôlego porque neste novo ano a Associação seguirá com o projeto ABMES 4.0, buscando ser cada vez mais digital, mais forte e mais conectada com os associados, o que inclui, por exemplo, o lançamento da plataforma ABMES Play, uma nova temporada do podcast “E por falar em educação” e o lançamento de um novo site, que oferecerá melhor experiência para o usuário e será otimizado para os recursos e as linguagens atuais.

Também estão previstos seis cursos de capacitação; retomada da estruturação do laboratório de inovação e criatividade; análises e pesquisas sobre temas relevantes para o setor; coletivas de imprensa; 5ª edição do Prêmio ABMES de JornalismoCampanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular; Projeto Eleições 2022; preparação da próxima edição do Prêmio Top Educacional; e a continuidade do Movimento #EuSouoFuturo.

Aliado a tudo isso, ainda tem as ações articuladas em parceria com o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, como a realização do XIV Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), a atualização da Agenda Legislativa e a incidência direta e constante junto ao governo federal e aos poderes Legislativo e Judiciário.

Dizem que a escolha da esmeralda para representar os 40 anos de casamento se deu em virtude do significado que a pedra tinha no Egito Antigo. Lá, acreditava-se que ela tinha a capacidade de avivar o coração e estimular o renascimento. Em um ano que tem “retomada” como palavra de ordem, não teria símbolo mais propício para inspirar a ABMES pelas próximas quatro décadas, ao mesmo tempo em que, mais do que nunca, o renascimento se faz necessário na sociedade como um todo. Que em 2022 sejamos guiados pela força transformadora e revigorante da esmeralda.

Fonte: ABMES