Jornalismo e educação: instrumentos de transformação social

Por Celso Niskier,

Depois de ser adiada em um ano devido à pandemia de Covid-19, na última sexta-feira anunciamos os vencedores da 4ª edição do Prêmio ABMES de Jornalismo. Como os cuidados sanitários ainda são necessários após quase um ano e meio desde o início da disseminação do novo coronavírus no país, desta vez a festa precisou ser virtual, mas seguindo também todos os protocolos de reconhecimento e valorização do importante trabalho desempenhado pela imprensa em sociedades democráticas, e que ganhou nova dimensão desde o início da pandemia.

Nesta edição foram inscritas 329 reportagens de todas as regiões do país, um novo recorde de adesão à iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Elas concorreram nas modalidades de vídeo, áudio e escrito (impresso e on-line) nas categorias nacional e regional e os vencedores receberão, ao todo R$ 75 mil em prêmios.

Assim como vínhamos verificando nas edições anteriores, a qualidade do material inscrito segue uma crescente constante. Tanto o é que os três ilustres imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL) e que são jurados do Prêmio ABMES de Jornalismo tiveram dificuldade para escolher os vencedores. Não foi uma tarefa fácil. Inclusive, aproveito a oportunidade para, mais uma vez, agradecer à valiosa colaboração da nossa comissão julgadora composta por Arnaldo Niskier, Marcos Vilaça e Merval Pereira.

O resultado final é uma síntese dos desafios, das conquistas e dos novos contornos que a educação superior está ganhando nos últimos anos, em virtude da crise ocasionada pelo coronavírus, mas também antes dela (links para todas as matérias finalistas estão disponíveis aqui).

O avanço e a consolidação da educação a distância foi a pauta da matéria vencedora na categoria escrito nacional, de autoria da Paula Ferreira e do Bruno Alfano, do O Globo. Em uma série com sete reportagens eles analisam desde o crescimento dessa modalidade até a pouca atenção concedida a ela por governos anteriores. Na categoria áudio nacional, Hebert Araújo e Emerson Martiniano, da Rádio CBN João Pessoa, nos contam a história da menina que amava as letras e na categoria vídeo nacional a jornalista Luiza Gama Drable Santos, do The Intercept Brasil, narra as dificuldades enfrentadas por estudantes que vivem na favela, e sem acesso à internet, para se preparem para o Enem em tempos de aulas remotas.

Nas categorias regionais, Junia Oliveira, do Estado de Minas, mostra como a reforma tributária proposta pelo governo federal pode ameaçar o diploma de 1,6 milhão de estudantes; Giselle Loureiro, da Rede Amazônica, apresenta legados da pandemia para a educação superior; e Marcos Paulo Federici Menezes, da Rádio Espírito Santo, relata como a educação agrega valor à produção de café em terras capixabas.

Ao parabenizar os seis grandes vencedores pela conquista, aproveito para ressaltar todo o meu apreço pelo trabalho essencial desenvolvido pela imprensa e reforçar sua importância estratégica para a manutenção do Estado Democrático de Direito. Mesmo diante da pior crise do século, os profissionais de imprensa seguiram na linha de frente nos abastecendo com as informações necessárias para sobrevivermos a uma doença para a qual não havia imunização e nem medicação. E tudo isso em um ambiente abusivamente inóspito, onde muitos tentaram desacreditá-los por meio da divulgação de conteúdos falaciosos e atacá-los por cumprirem com a sua missão de nos apresentar a realidade.

Ainda temos um longo caminho a percorrer no Brasil até que tenhamos uma imprensa efetivamente livre. O ranking de liberdade de imprensa da organização Repórteres Sem Fronteiras nos coloca na 111ª colocação entre os 180 países pesquisados. Também é grande a distância que nos separa da democratização do acesso à educação superior. Dois cenários que são complementares na construção de uma nação mais igualitária e justa para todos os seus cidadãos.

É nisso o que acreditamos. É por isso que a Associação continuará investindo no reconhecimento e na valorização dos profissionais de imprensa, em especial daqueles que se dedicam ao universo da educação superior. Acreditamos na força dessa união para transformar o país. E que venha a 5ª edição do Prêmio ABMES de Jornalismo!

Fonte: ABMES