Mais Lidas

Acontece

Notícias

A evolução do Projeto Carreira

O Projeto Carreira da UniCarioca orienta alunos e egressos para o mercado, em busca de novos desafios, a escolherem e conduzirem de forma planejada suas trajetórias profissionais. Tem sido uma grande experiência. Há motivos que levam à escolha de um caminho profissional e é preciso fazer com que o aluno percorra diferentes etapas até chegar lá, desde o autoconhecimento e aspectos emocionais à percepção vocacional e à formulação de metas.

Para desenvolver um trabalho estruturado e consistente, a universidade contratou as experientes Ana Beatriz Lucchese, Coordenadora de Carreiras, e Mariana Alcantara, Especialista de Carreiras, para atuarem com os alunos de Graduação e Pós nas Unidades e Polos de Rio Comprido e Méier.

Em breve, além do atendimento presencial, haverá o online, que ajudará na elaboração de currículos, desenvolvimento de competências, análise de perfil profissional e assessments, entre outras ferramentas. Serão dadas também orientações individuais, promovidos workshops, simulações de entrevistas, dinâmicas de grupos e diversas atividades com foco para Programas de Estágio e Trainee.

Além da aproximação, haverá participação em processos seletivos, já que temos parcerias com as organizações integradoras como CIEE, Nube, Mudes e Super Estágios. Constantemente, a UniCarioca Carreiras posta vagas em mídias sociais. A área também terá uma relação com empresas por meio de talkshows com executivos e empreendedores, convênios e parcerias em divulgação de vagas. Tudo isso visando cada vez mais à inserção dos nossos alunos no mercado de trabalho.

Só para lembrar, no segundo semestre de 2018 chegamos a oferecer 400 vagas na plataforma CMOV, o que permitiu aos alunos apoio estruturado para o ingresso no mercado de trabalho, por meio de testes, vídeos e outras ferramentas online. Neste primeiro semestre de 2019, serão mais 400 vagas, anunciadas por e-mail marketing e rede social. Haverá acompanhamento – presencial e online – para diminuir os gaps de competências e alavancar suas carreiras. Cabe ressaltar que a UniCarioca Carreiras também atuará em projetos de responsabilidade socioambiental e empreendedorismo, sempre com a interface acadêmica.

Fora os aspectos práticos, as competências socioemocionais – habilidades que cada pessoa tem para lidar com suas emoções, autoconhecimento, relacionamento com os outros, solução de problemas e outras – são fundamentais para a atuação profissional. Representam, portanto, mais um dos pilares do nosso projeto. A proposta é fazer com que o aluno transforme suas crenças limitantes em crenças fortalecedoras, sendo perseverante, tendo autocontrole, otimismo e confiança.

Hoje, os jovens são altamente conectados, inovadores e engajados, mas também ansiosos e com uma boa dose de resistência a hierarquias e críticas. Abertos à diversidade e preocupados com a sustentabilidade, não aceitam ofertas que consideram ruins apenas pelo dinheiro, dando mais valor ao propósito e buscando equilíbrio entre o trabalho e vida pessoal. Preferem horários flexíveis, relações cada vez mais virtuais e estão mais propensos a empreender. Estamos atentos a tudo isso, às transformações. Direcionando os alunos, mas também aprendemos com eles.

Dicas de como se preparar para a sua primeira entrevista de emprego.

O QUE FAZERO QUE NÃO FAZER
O jovem precisa buscar conhecimento sobre a empresaFalar mal do último emprego e das pessoas com quem trabalhou
Ser pontualUsar o celular
Deixar o celular no modo silencioso e sem vibrarUsar óculos escuros
Ser objetivo nas respostasLevar acompanhante
Falar a verdade sempreExagerar em acessórios
Conhecer o seu currículoMascar chiclete e fumar
Ser assertivo, otimista e entusiasmadoFalar gírias
Cuidar do hálito e usar roupas discretasDiscutir sobre religião, política ou futebol.