Empreendedorismo e intraempreendedorismo: um novo diferencial do mercado

Cada vez mais os profissionais estão se desenvolvendo para ter seu próprio negócio ou projetos. Entenda como o empreendedorismo e intraempreendedorismo se tornam uma solução de carreira.

A sociedade atual possui um novo tipo de consumidor. Indivíduos que prezam pela instantaneidade que os meios digitais proporcionam, pela praticidade e pela inovação. Quando se fala sobre os novos profissionais que o mercado busca, esses três fatores precisam estar internalizados no perfil dos universitários. Não é sem motivo que a busca pelo empreendedorismo aumenta cada vez mais.

Junto a essa nova opção de carreira também surge um conceito que não é muito conhecido no mercado: o intraempreendedorismo. Você o conhece? São os profissionais que têm ideias inovadoras dentro da própria empresa que trabalham, ou seja, criam um projeto que ajude de alguma forma a empresa. Diferente do empreendedorismo que é a própria pessoa abrir uma empresa para validar o seu projeto.

POR QUE MAIS PESSOAS ESTÃO BUSCANDO O EMPREENDEDORISMO E O INTRAEMPREENDEDORISMO?

Você sabia que no primeiro trimestre de 2021, os pequenos negócios geraram cerca de 70% dos empregos, de acordo com dados levantados pelo Sebrae?

Empreender é o coração da economia de um país. Como assim? Os empreendedores são os responsáveis por liderar as iniciativas inovadoras no setor privado, criar produtos e serviços com custo-benefício cada vez melhores para os consumidores. Eles também são capazes de criar e diminuir custos e desperdícios em todas as áreas, além de gerar mais empregos, o que consequentemente contribui para o desenvolvimento de uma nação.

Em outras palavras, o empreendedorismo é uma oportunidade daquelas pessoas que buscam se encaixar no mercado, mas estão sem oportunidades, ou talvez que queiram expandir suas habilidades e horizontes sendo donos do seu próprio negócio ou projeto.

Ao desempenhar um papel protagonista da inovação, ao lado de outros players como a própria ciência, universidade e governo, os empreendedores se tornam peças-chave para a economia de um país, tornando-se essenciais nas sociedades. Por isso que hoje está cada vez mais fácil de encontrar jovens e adultos empreendedores, pois é uma porta de entrada para construir uma carreira promissora, com mais autonomia, inovação e criatividade.

Já falando sobre o intraempreendedorismo, ele também se torna uma oportunidade porque cada vez mais empresas estão buscando profissionais com esse espírito de liderança e inovação, de forma que ele crie ideias que contribuam para o próprio crescimento profissional dele, melhorias nos processos de trabalho e no aumentos dos resultados da empresa em geral.

As organizações mudam o tempo todo e buscam inovações que possam lhes proporcionar diferenciais ou vantagens competitivas que garantam menos turbulências com as crises e variações do mercado. Nesse contexto, as organizações promovem cada vez mais o intraempreendedorismo para suprir suas necessidades de inovação contínua num mercado competitivo e globalizado. Logo, os novos profissionais estão correndo atrás dessa opção de carreira.

QUAIS AS VANTAGENS DE INVESTIR NESSES DOIS MODELOS DE TRABALHO?

São inúmeros os benefícios de se investir numa carreira de empreendedor ou intraempreendedor. Algumas dos principais são:

– Desenvolvimento do espírito de liderança;
– Aumento da responsabilidade com o trabalho;
– Estímulo da criatividade e inovação;
– Mais conhecimento de mercado;
– Desenvolve a assertividade;
– A possibilidade de desenvolver novos projetos mantém a equipe motivada;
– Cria novos mercados;
– Aprimorar produtos e serviços já consolidados;
– Deixar a tecnologia mais acessível para o consumidor;
– Abrir caminhos para as empresas alcançarem mais lucratividade.

Então, eu te pergunto: ainda tem dúvidas que são duas opções de carreiras promissoras?

VAMOS CONSTRUIR UMA CARREIRA NO EMPREENDEDORISMO E INTRAEMPREENDEDORISMO?

Empreender é a forma de oferecer o melhor de si para os consumidores e para conquistar o tão sonhado negócio próprio.

Quer construir uma carreira nessas áreas, mas ainda tem dúvidas ou não sabe como começar? Confira um guia gratuito que vai lhe mostrar em mais detalhes as diferenças entre empreendedorismo e intraempreendedorismo, porque é uma vantagem no mercado atual, quais as tendências do futuro e como se preparar para trilhar um caminho na área.

QUERO ENTENDER POR QUE INVESTIR NO EMPREENDEDORISMO