Mais Lidas

Acontece

Notícias

Em busca do dragão chinês

Por Celso Niskier

O dragão, segundo a mitologia chinesa, foi um dos quatro animais sagrados que participaram da criação do mundo. Segundo a mesma mitologia, eles podem ser grandes como o universo, ou pequenos como um bicho-da-seda. É o depositário de todas as qualidades que se pode almejar: sabedoria, coragem, nobreza, força e beleza. Serve, portanto, de inspiração para uma jornada que se inicia nesta semana.

Depois do sucesso da viagem à Rússia, em 2017, e a Israel, em 2018, a Delegação ABMES Internacional, promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, embarca nesta semana rumo à China. Um grupo de 40 mantenedores e dirigentes educacionais, patrocinado pelas empresas Grupo A e Pearson, visitará durante duas semanas as principais universidades chinesas, para conhecer um pouco mais sobre o chamado “milagre chinês” e como esse país continental, que é o maior parceiro comercial do Brasil, está enfrentando os desafios do século XXI.

Conheceremos a Beijing Language and Culture University, onde assinaremos um Memorando de Entendimentos para intercâmbio acadêmico e cultural entre nossos associados e essa importante universidade de Pequim; visitaremos a Beihang University, um polo importante de desenvolvimento de projetos educacionais usando técnicas de Realidade Virtual; estaremos no Z-Park, um parque de software construído no que hoje é chamado de “Vale do Silício Chinês”, e concluiremos nossa passagem por Pequim conhecendo o National Institute of Culture Development.

Em Xangai, visitaremos a prestigiosa universidade Fudan, na qual se encontra o centro de estudos do BRICS, onde teremos oportunidade de assinar outro Memorando de Entendimentos, que abrirá as portas das nossas instituições para importantes projetos acadêmicos. Conheceremos também a Shanghai University of Finance and Economics, onde visitaremos a sua Escola de Direito, e, ao final da passagem por Xangai, visitaremos a sua universidade de Medicina Tradicional Chinesa, um patrimônio cultural da medicina mundial.

Chegando a Hong Kong, passaremos o dia na Chinese University of Hong Kong, conhecendo seus projetos na área de cursos MOOC (Massive Open Online Courses), além de visita à sua Escola de Negócios, uma das mais respeitadas da China. Pegando o ferry boat, faremos um “bate-volta” a Macau, antiga colônia portuguesa, onde teremos oportunidade de conhecer a City University of Macau e assinar lá nosso último Memorando de Entendimentos, agora na área de ensino de Português.

Há 70 anos, ocorreu o fato que, para especialistas e analistas internacionais, foi o mais importante da história multimilenar da nação chinesa. Trata-se da revolução chinesa, e da proclamação da República Popular Chinesa, liderada por Mao Tsetung. Hoje, sob a liderança de Xi Jinping, a China realiza o sonho de se tornar uma grande nação, de importância mundial, e seus passos na área de educação certamente nos ensinarão muitas lições, que aqui no Brasil poderão servir de exemplo e de modelo para as instituições particulares de educação superior.

Esperamos que o fogo do dragão chinês aqueça nossos corações e mentes, e que voltemos de mais uma Delegação ABMES Internacional energizados, inspirados e motivados a mover nossos empreendimentos em direção à inovação e ao crescimento sustentável. O que a China realizou em 70 anos serve de exemplo para todos nós.

_____________________________________________________________
Celso Niskier é  Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e Reitor do Centro Universitário UniCarioca

Fonte