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Eficiência na captação de alunos

Por Celso Niskier

A captação de alunos é um dos maiores desafios para as Instituições de Ensino Superior (IES) atualmente. A alta competitividade do setor, aliada às incertezas econômicas do país, faz com que as estratégias de captação e retenção sejam cada vez mais relevantes para o crescimento e sustentabilidade financeira das IES. Ciente desse desafio, realizamos no começo do mês um seminário especial na ABMES para debater o tema e propor maneiras inovadoras para auxiliar nossos associados.

Além de apresentar um diagnóstico sobre o mercado de educação superior brasileiro, os especialistas que convidamos para o debate colocaram à disposição dos gestores e mantenedores presentes um conjunto de soluções de marketing em educação, para agregar valor às práticas comumente adotadas.

As propostas apresentadas vão desde a oferta de bolsas e descontos, à diversificação da modalidade de ensino oferecido, passando pelas oportunidades oferecidas pelas novas mídias. Assim como na política, uma boa estratégia de divulgação via redes sociais deve ocupar lugar de destaque no marketplace das instituições. O simples impulsionamento da oferta de vagas nas mídias sociais, por exemplo, já não é mais uma garantia de sucesso na captação. O planejamento deve englobar inovação, como o envolvimento de micro influenciadores digitais, que podem exercer um papel importante na tomada de decisão dos alunos.

Outro fator relevante para alavancar as matrículas nas IES é a oferta de cursos inovadores, sintonizados com as necessidades da cadeia produtiva nacional. Não adianta chover no molhado, quem quer se destacar, precisa ter diferenciais, e, neste sentido, é crucial disponibilizar à comunidade opções de cursos modernos e mais aderentes aos novos contextos. Naturalmente, isso requer um cuidadoso estudo de viabilidade, público alvo e demanda.

Com relação à diversificação da modalidade de ensino, é bom que se diga que, nos dias atuais, é inadmissível que as IES não se atualizem em relação à modalidade de Educação a Distância (EAD). Com um crescimento virtuoso nos últimos anos, a EAD aparece como uma solução relevante para a captação. São muitas as suas vantagens, tanto para o aluno, quanto para a instituição, portanto, ficar fora deste segmento é praticamente uma sentença de morte.

Por fim, as palavras de ordem são: criatividade e inovação. Os desafios são muitos, mas podem ser transformados em oportunidades se conseguirmos incorporar as diversas ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado à estratégia de atuação das IES. Também não podemos esquecer da importância do projeto pedagógico da instituição, que obrigatoriamente precisa estar sintonizado com as reais necessidades do aluno, que serão os profissionais do amanhã.


Celso Niskier é  Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e Reitor do Centro Universitário UniCarioca

Fonte: ABMES