Mais Lidas

Acontece

Notícias

Como o linkedin pode influenciar na hora de contratar

Um currículo traz informações sobre suas qualificações profissionais e acadêmicas mas é nas redes sociais, como o linkedin, que mostra sua personalidade e se você se encaixa no perfil da empresa.

Um dos grandes desafios dos recrutadores das empresas, é encontrar bons profissionais, dentro da demanda, além de buscar pessoas que se adaptem ao perfil da empresa. Por isso que quanto mais ferramentas que identificam os candidatos, melhor a análise e mais profunda.

Entre as formas de mostrar suas habilidades, além do currículo, da entrevista, também há uma avaliação que os profissionais de Recursos Humanos têm feito com frequência: as redes sociais dos candidatos.  Avaliar o que você posta, quem são os seus seguidores, quem você segue, pode trazer muito mais de você do que qualquer outra informação pessoal.

Já no Linkedin estão os perfis dos mais variados profissionais de diversas áreas. É uma forma de avaliar cada candidato de forma segura e precisa, sem necessidade de chamar para uma entrevista. É uma maneira de fazer uma pré seleção.

Um detalhe muito importante que o RH tem observado e levado em consideração, é que nem sempre a pessoa que é detentora de todo o conhecimento técnico da área é o melhor profissional para atender a demanda da empresa. Com a era tecnológica tão presente, muitos jovens que estão surgindo agora no mercado de trabalho, têm o conhecimento técnico, mas não sabem se relacionar em grupo, com colegas de trabalho, conversar e trocar experiências. Este detalhe, define muitas vezes a resposta, sim ou não, para a vaga de emprego.

 

Como está o linkedin no Brasil?

O Linkedin é uma rede social bem específica para a vida profissional, com um público qualificado e com características específicas. As pessoas presentes no linkedin, são profissionais detentores de vários cargos de diferentes níveis, sempre de olho nos melhores perfis e pessoas-chave, com conteúdos e informações de interesse do seu empreendimento.

No Brasil, o Linkedin faz parte da vida das pessoas há 10 anos e em 2022, ultrapassou a casa dos 51 milhões de usuários, com um acréscimo de aproximadamente 14% a cada ano. Aqui no Brasil, está presente a quarta maior comunidade de usuários da rede do mundo, ficando atrás apenas para os Estados Unidos, Índia e China.

 

Dicas de como organizar seu Linkedin profissionalmente

Esta rede social tem ganhado cada vez mais força quando o assunto é oferta de emprego, trabalho e projetos profissionais. Vamos dar algumas dicas de como usar esta ferramenta como maneira de ser avaliado profissionalmente além de alavancar sua carreira.

▶Crie uma conta e mantenha um perfil profissional;

▶Alimente com conteúdos e fotos neutras e técnicos demonstrando a sua seriedade e comprometimento com o trabalho;

▶Ao preencher o seu perfil utilize as palavras-chave estratégicas;

▶Faça um resumo da sua trajetória profissional e acadêmica;

▶Identifique trabalhos voluntários que você participa;

▶Para seu perfil, escolha uma foto em alta resolução. Evite estar usando óculos ou outros objetos que dificultem a visibilidade;

▶Preencha seus dados de forma honesta e responsável;

▶Observe outros perfis de profissionais como forma de aprendizado como forma de abrir outras portas;

▶Configure a página como um portfólio onde você poderá divulgar seus trabalhos já realizados;

▶ Mantenha seu perfil atualizado, com conteúdos que possam interessar seu futuro empregador;

▶ Haja com profissionalismo e ao mesmo tempo discrição. Seja coerente com os seus objetivos.

 

O que os recrutadores buscam nas redes sociais

Após análise do currículo, o recrutador usa as redes sociais para conhecer melhor o candidato a vaga na empresa. Muitas vezes, mesmo não querendo, é ali que se descobre algumas surpresas desagradáveis, evitando que isso ocorra somente após a contratação. Da mesma forma, o candidato também pode se beneficiar disso, com acesso às informações sobre a empresa, sua política de atuação, ações internas e outras especificidades.

Descrever as competências e habilidades são apenas uma parte dos requisitos para um bom profissional, mas deixar claro que o trabalho é muito mais do que uma oportunidade de ganhar um salário e sim, fazer dele sua realização profissional e pessoal, é fundamental.

 

Siga as empresas da sua área de atuação

Se você está em busca do emprego dos seus sonhos, siga o perfil das empresas que você tenha interesse e possa atender suas expectativas. Independente do tamanho da empresa, seus gestores costumam publicar no linkedin as vagas em aberto, deixando explícito como o usuário pode se candidatar.

Desta forma, seguir o perfil é uma maneira de ficar sabendo de forma rápida quando há uma vaga aberta.

Gostou deste conteúdo? Continue visitando nosso blog e saiba mais sobre este e outros assuntos. Acesse nosso site e conheça os cursos ofertados pela UniCarioca.