Como ingressar na faculdade? Conheça as possibilidades da UniCarioca

Antigamente, ter um curso superior era considerado um privilégio, porque o acesso era muito restrito. Mas essa realidade mudou e, com o passar do tempo, a exigência por uma formação superior foi sendo pré-requisito para conseguir uma colocação no mercado de trabalho.

Até 2009, os interessados em ingressar uma faculdade somente tinham acesso prestando vestibular após a conclusão do Ensino Médio. Depois disso, entrou em ação a prova do ENEM e o ingresso com as melhores notas.

Mas existem outras formas de ingressar na sua faculdade dos sonhos. Continue a leitura e entenda cada uma destas formas de ingresso.

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998. Em princípio, o objetivo era avaliar a qualidade do Ensino Médio no Brasil. Mas a partir de 2009, sua função foi ampliada e passou a ser utilizado para fazer a seleção dos alunos para ingresso em universidades federais.

Atualmente, é praticamente impossível falar em forma de ingresso na Universidade sem citar o Enem, tanto para faculdades públicas quanto privadas. A prova é realizada no Brasil todo, sendo uma das principais portas para entrada no ensino superior.

A nota do ENEM pode ser utilizada tanto para programas do governo, como SISU ou PROUNI, quanto pelas próprias instituições. É muito comum as faculdades privadas utilizarem a nota do Enem para substituir os vestibulares e garantir a entrada dos calouros na faculdade.

Além disso, o ENEM é fundamental para quem tem interesse em algum tipo de financiamento estudantil, ou buscar bolsa de estudo. Muitos dos programas incluem o Enem como pré-requisito para obtenção do crédito.

O tradicional vestibular

O vestibular é, sem dúvidas, a forma mais tradicional de entrar na universidade. A realização de uma prova de conhecimentos diversos avalia a capacidade técnica do aluno para fazer parte do curso superior.

Prova programada

Para adequar o processo seletivo com a necessidade do candidato, as universidades criaram a prova agendada. Desta forma o candidato opta por um período que melhor lhe convier para realizar a prova de ingresso. Funciona como um vestibular, mas o aluno pode definir, dentro das possibilidades oferecidas pela universidade, o melhor dia e horário para realização da prova.

Para fazer a segunda graduação

A segunda graduação é uma ótima opção quando queremos aprofundar conhecimentos, ou mesmo explorar novas possibilidades no mercado de trabalho. Aqui na UniCarioca, você não precisa realizar processo seletivo e ainda conta com a isenção de disciplinas equivalentes que já tenha cursado na primeira graduação. E, se você for ex-aluno UniCarioca, ainda conta com alguns descontos durante o novo curso.

Transferência entre cursos

Para quem já está cursando uma faculdade, mas pretende mudar de área ou de faculdade, é possível realizar a transferência sem precisar passar por uma prova. Esta transferência pode ser interna ou externa, ou seja, você pode trocar de curso dentro da mesma instituição de ensino ou optar por estudar em uma universidade diferente.

A UniCarioca é a melhor opção, saiba o por que!

Há mais de 30 anos no mercado, a UniCarioca é preocupada com a qualidade da educação, empregabilidade e acessibilidade ao ensino superior. Atualmente são mais de 10 mil alunos distribuídos nos bairros Rio Comprido e Méier, além dos diversos polos EAD.

Nos últimos anos a Unicarioca ampliou sua oferta de cursos de graduação, expandiu os cursos de pós-graduação, implementou cursos de graduação a distância e o Mestrado Profissional.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre as possibilidades de ingresso na UniCarioca!

E continue acompanhando o nosso blog, com dicas de carreiras promissoras para o seu futuro. Então #BoraEstudar?