Mais Lidas

Acontece

Notícias

Como entrar na área de TI: confira o passo a passo

Você quer construir a sua carreira em TI mas ainda não sabe por onde começar?  Confira o passo a passo que preparamos sobre como entrar na área de TI.

A área de TI é sem dúvidas muito promissora. E o desenvolvimento do setor tem tudo para continuar avançando, considerando as mudanças frequentes pelas quais a sociedade está passando, e o uso cada vez maior de ferramentas tecnológicas.
Afinal, com toda essa evolução, surgem também novas necessidades no mercado de trabalho.

E nem mesmo todas as mudanças decorrentes da pandemia foram capazes de enfraquecer essa área. Ao contrário, o setor ganhou ainda mais força visto que as empresas precisaram se adequar ao trabalho remoto e à digitalização.

Atualmente, a área de TI como um todo tem um grande déficit de profissionais qualificados, e oferece ótimos salários. Então, se você tem interesse nesse ramo, vai gostar do conteúdo que preparamos. Listamos tudo o que você precisa saber sobre como entrar na área de TI. Continue a leitura e confira!

Como entrar na área de TI?

Antes de escolher uma universidade, fazer o vestibular e começar a estudar, é preciso seguir alguns outros passos para entrar na área de TI, olha só:

Conhecendo mais sobre a área

A coisa mais importante que você precisa saber no momento de buscar sobre as formas de entrar na área de TI é, de fato, o que essa área faz. A área de Tecnologia da Informação é responsável por gerenciar o fluxo de informações em redes de computadores de uma organização ou empresa.

Estas informações, são os dados, administrados através de softwares, bancos de dados, hardwares, redes de segurança e outros elementos que compõem as ferramentas de atuação de um profissional de tecnologia. Na sua profissão do futuro, você terá a missão de promover o funcionamento das tecnologias para uma boa comunicação entre as redes de computadores em si e o usuário.

Uma profissão com trabalho em diversas áreas

Não pense que a atuação do profissional de TI se resume a sistemas, fios ou somente a programação. Há um grande leque de possibilidades de frentes de trabalho. Assim, você pode se direcionar para o setor que você tenha mais afinidade ou curiosidade. Mergulhe nesse universo com algumas possibilidades de carreiras:

Front-end: é responsável por desenvolver sites, geralmente essa é a entrada dos estudantes de TI ao mercado de trabalho.

Análise de dados: é a pessoa responsável por extrair informações relevantes a partir de dados, transformando estes em informações de negócio.

UX: responsável por facilitar a vida do usuário comum, criando e otimizando ferramentas, analisando a experiência dos clientes em um site para avaliar a necessidade de alterações no layout da página ou da inclusão de novas funcionalidades, por exemplo.

Business intelligence: se você curte pesquisas e solucionar problemas a carreira de Business Intelligence, ou BI, pode ser ideal para você. Voltado para a área de negócios, o profissional coleta informações, organiza e analisa a fim de monitorar informações que dão suportes para e-commerces, ações e na gestão de negócios como um todo.

Chief Technology Officer ou CT: é o cargo de liderança que muita gente da área busca.
O profissional é geralmente o líder da equipe de TI, e é responsável pela implementação de projetos, interação entre a equipe, gestão de pessoas e na produtividade do time em geral.

Inteligência artificial: são profissionais especializados em desenvolver linguagens de programação com o Python. Assim, criam interação entre máquinas e os usuários, o Google usa a IA para melhorar os resultados de buscas de acordo com o perfil do usuário e sites já visitados.
Você tem habilidades para atuar como TI?

Agora que você já viu algumas das muitas possibilidades de atuação de um profissional de TI, deve estar passando mil dúvidas em sua cabeça, ou achando uma área muito complicada, mas não é. É lógico, que para ser um bom profissional, além de dedicação e estudos é necessária algumas das hard skills como:
A primeira de tudo, gostar de tecnologia e estar sempre disposto a aprender, pois essa área muda muito rapidamente e está cheia de novidades. Então você precisa estar disposto a se adaptar a uma nova linguagem de programação ou sistema.

Gostar de se comunicar: não é porque você está em frente a uma máquina que não haverá comunicação. Sua equipe precisa estar sempre conectada e conversando entre si para entregar o melhor projeto.

Ser criativo: nessa área você precisará ter criatividade para solucionar problemas com muito raciocínio lógico. Além disso, o dinamismo e saber gerir projetos e demandas são outras habilidades essenciais, pois uma das principais funções do Ti é resolver problemas, não é mesmo?

Ter conhecimento em outras línguas, você não precisa ser fluente em inglês, por exemplo, para ingressar no mundo da tecnologia da informação. Porém vai se deparar com muitas palavras em línguas estrangeiras, então conhecê-las será ótimo para evitar perrengues.

Ter uma visão de negócios e saber trabalhar em equipe faz com que você se destaque nessa área. Quantas empresas nasceram através de grupos de amigos que passaram horas em frente ao computador por conta de uma boa ideia? Além disso, haverá problemas até então sem resposta, precisando de uma força de trabalho e cabeças pensantes para achar a solução.

Como entrar na área de TI de fato? 

Agora que você já conhece alguns dos setores dessa área, e já sabe quais são as habilidades necessárias, é hora de entender como entrar, de fato, nessa área. Pega a visão: a forma mais rápida de entrar nesse mercado é fazendo o curso tecnólogo com duração de 6 semestres, assim você estará preparado para atuar em desenvolvimento e manutenção de sistemas, em empresas privadas ou públicas.

De uma forma rápida e objetiva aprendendo tudo que uma graduação tradicional de bacharelado na prática com aulas teóricas e práticas, para você sair pronto para o mercado de trabalho.
Por onde começar na área de TI?
Essa é a resposta mais simples e fácil. Estudando! A UniCarioca prepara você para analisar, modelar e desenvolver sistemas de informação utilizando diferentes tecnologias.
O curso visa formar profissionais capazes de interagir com os processos administrativos das empresas como um todo, liderar equipes de desenvolvimento de sistemas e definir normas de segurança de informações.

E aí, pronto para começar a trilhar o caminho da sua carreira no futuro? Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre as nossas formas de ingresso!

Continue acompanhando nosso blog para saber das novidades dos cursos de tecnologia e muito mais.