Mais Lidas

Acontece

Notícias

As áreas de TI com maiores oportunidades no mercado hoje!

As áreas de TI vêm tendo grande crescimento nos últimos anos. Conheça quais são os destaques e onde estão as maiores oportunidades do mercado atualmente.

Seja sincero algumas horas longe do celular já parece um pouco sufocante e você tem a sensação de está fora do mundo, não é mesmo? Agora, pense nessa mesma situação sendo você uma empresa que ainda não está totalmente conectada ou adaptada ao mundo digital e as novas tecnologias, estão fadadas a desaparecerem.

O mundo anda cada vez mais digital, e as empresas também precisam se adaptar e investir nesse setor, seja por conta da pandemia que forçou boa parte das empresas a migrarem seus funcionários para o regime home office ou por conta da demanda de mercado.

Nesses dois casos, o profissional de TI é extremamente importante. E não, o profissional de TI não é o “menino que mexe com computadores” ele “traduz” dados para transformar em algo que todos dentro da empresa possam ler e entender.

Para você ter uma ideia como o mercado de TI é aquecido, de acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), de janeiro a agosto de 2021, durante a pandemia, houve uma procura e contratação de mais de 145 mil novos profissionais da área de tecnologia, um aumento de  149% em relação ao ano anterior de 2020.

Por isso as empresas – de TI ou não – estão à procura de bons profissionais e, pensando nisso, listamos abaixo as profissões dentro das áreas de TI com mais oportunidades no mercado de trabalho. Se você se interessa por essa área, continue a leitura!

Como está o mercado de TI atualmente?

Agora que você entendeu um pouco melhor o que um profissional de TI pode fazer, você sabe que existem várias profissões e caminhos distintos. Eles podem ser mais voltados para a criatividade, raciocínio lógico ou na gestão de pessoas, tudo isso dentro do mundinho da tecnologia.

No final do ano passado o LinkedIn, rede social para busca de trabalho, divulgou a lista anual dos 25 empregos que mais cresceram nos últimos 4 anos e meio. O resultado: a área de tecnologia teve a maior busca por profissionais dentro do site de vagas.

E a previsão para o ano de 2022 é ainda maior, com espaço para profissionais como: engenheiros de software, cientistas de dados, especialistas em segurança cibernética e gestores de tráfego.

Como falamos, todas as empresas precisam da tecnologia para sobreviver e cada vez mais o mercado precisa ser inteligente para analisar dados. Então, esse é um campo que tem tudo para crescer.

As empresas estão notando que o investimento em tecnologia para aperfeiçoar a experiência dos usuários gera um maior lucro. E, por conta disso, é necessário cada vez mais uma maior segurança na análise e controle de seus dados, requisitando novamente um bom time de TI para isso.

Quais as áreas de TI mais requisitadas?

Você sabia que o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode levar você para várias carreiras dentro do TI? Listamos as mais requisitadas no momento.

Desenvolvedores de Software
A criação de software pode ser considerada uma das áreas mais criativas da TI. Esse trabalho geralmente é feito ao lado de programadores e alguns desenvolvedores de softwares criam aplicativos para computadores e celulares, e também para sistemas específicos para maquinários.

Para trabalhar como desenvolvedor de software, é necessário ter uma graduação em: Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou buscar uma formação mais curta e direta, como o tecnólogo de Análises e Desenvolvimento de Sistemas

Desenvolvedor Web
Esse profissional faz a arquitetura de programação, mas não confunda com um web designer, pois são profissões distintas. O desenvolvedor de web é responsável pelo processo de criar sites, funcionalidades e aplicativos para a internet. Ou seja, toda a programação que faz um site funcionar, fazendo com que a navegação seja simples para o consumidor.

Dentro dessa profissão existem outras três categorias: codificação client-side (frontend), codificação server-side (backend) e tecnologia de banco de dados.

Administrador de Banco de Dados (DBA)
O profissional DBA deve manter uma base de dados robusta e completa para a realização das análises de Big Data. Além disso, ele deve gerenciar, instalar e monitorar os dados corporativos. Ou seja, ele garante que os dados sejam utilizados de maneira eficiente e estejam protegidos contra usuários não autorizados.

Uma das habilidades exigidas é que esse profissional tenha compreensão das linguagens de banco de dados como a “Structured Query Language”, também conhecida como SQL e geralmente é exigido diploma de bacharel em Sistemas da Informação ou Ciência da Computação.

Analista de Dados
Se a área de TI tem o administrador de banco de dados, é necessário também um analista para interpretá-los. O analista de dados deve coletar, compilar e analisar as informações, trazendo insights que possam embasar a tomada de decisões nas empresas. Afinal, não basta ter acesso a uma grande quantidade de dados, se eles não servirem para os objetivos do negócio, certo?

O analista de dados, geralmente, possui formação de bacharelado em Ciência da Computação, Estatística, Economia, Matemática, Sistemas de Informações Gerenciais (MIS) ou Ciência da Informação.
Esta é uma área que tem uma perspectiva muito positiva para o futuro, já que o acesso a dados está cada vez mais livre.

Analistas de Sistemas de Computação
O analista de sistemas de computação é o profissional que realiza estudos de processos a fim de encontrar o melhor caminho para que a informação possa ser processada. Esses profissionais investigam os sistemas e procedimentos e os projetam ou renovam para que a organização fique mais eficiente.

Os analistas de sistemas de computação precisam ter diploma de bacharel em algum campo relacionado a computadores.

Desenvolvedores de Aplicativos para Dispositivos Móveis
Esta é uma das áreas de TI que vem crescendo a cada ano com o aumento do uso de aplicativos de dispositivos móveis. Os desenvolvedores de aplicativos para dispositivos móveis têm como principal função criar novos produtos para o mercado de tecnologia ou adaptar os que já existem para uso em aparelhos telefônicos e tablets.

Um desenvolvedor de aplicativos para dispositivos móveis pode trabalhar também para estúdios de videogames e empresas de publicidade e marketing.
A maior parte desses profissionais tem formação em Engenharia de Software ou Ciência da Computação e já é possível encontrar em algumas faculdades a graduação em Desenvolvimento Móvel.

Analista de Segurança da Informação
Proteger as redes e sistemas de computadores. Essa é a principal função de um analista de segurança da informação. Ameaças à segurança de informação acontecem a todo momento. A quantidade de dados, mídias sociais, aplicativos e disponibilização de documentos em nuvem fazem com que a vulnerabilidade seja real e, por isso, a segurança deve ser redobrada.

Como você pode perceber, as áreas de TI são muitas, e apresentam diversas oportunidades. Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre esse universo!