Mais Lidas

Acontece

Notícias

ABMES 2020: da reinvenção aos resultados

Por Celso Niskier

Pense em uma instituição bem estruturada. Com todas as suas ações detalhadamente planejadas, cronograma de atividades divulgado com um ano de antecedência, equipe preparada para os desafios que se apresentavam pela frente. Pensou? Essa era a ABMES até meados de março de 2020. Era.

Assim como aconteceu com as instituições de educação superior (IES), a Associação também foi sacudida pela realidade imposta pela pandemia de Covid-19 e precisou se reinventar neste ano complexo e desafiador.

A primeira grande mudança foi a migração de toda a equipe para o home office. A decisão de deixar o espaço pensado nos mínimos detalhes para atender às necessidades dos colaboradores e dos associados não foi simples, mas era necessária. O que jamais poderíamos imaginar naquele 17 de março é que 2020 chegaria ao final sem que pudéssemos voltar a ocupar aquele ambiente.

Contudo, para além dos desafios administrativos e operacionais impostos à ABMES, havia todo um setor que, mais do que nunca, precisava de uma Associação forte e atuante. O fechamento das instituições educacionais em pleno semestre letivo trouxe consigo uma avalanche de dúvidas e inseguranças jurídicas. A palavra de ordem, portanto, era reorganizar rapidamente a casa e liderar o setor na mitigação dos efeitos da crise. Tudo ao mesmo tempo.

Internamente, os recursos tecnológicos disponíveis permitiram que as atividades de rotina seguissem seu curso sem grandes obstáculos. É verdade que algumas ações, como os seminários mensais, precisaram ser adaptadas para o formato virtual, o que foi feito sem percalços e com grande aceitação.

Mas como continuar com o que já vinha sendo feito não era suficiente, a ABMES criou novos canais de informação, atendimento e acolhimento aos associados. Só a consultoria virtual registrou mais de 950 atendimentos. Os Plantões ABMES, informativos sobre questões referentes à pandemia, totalizaram 60 envios entre março e novembro, com quase 1,4 milhão de acessos pelo site.

Em meio a tudo isso, a Associação ainda teve fôlego para prosseguir com novos projetos voltados para uma ABMES 4.0. E foi assim que, em pleno 2020, surgiu o Learning and Inovation Center (LInC), uma central de aprendizagem, inovação e criatividade. Além de contemplar ações que já eram desenvolvidas, como o ABMES Cursos, o LInC resultou na criação do ABMES Podcast, do ABMES Play e do ABMES LAB.

Ufa. Tudo isso já seria suficiente para fazer de 2020 o ano de maior produtividade da ABMES, mas ainda teve mais. Muito mais. A atuação junto aos poderes Executivo e Legislativo foi intensa. Além das articulações para a extensão de prazos dos processos regulatórios, para a regularização das aulas remotas e para a redução de todos os impactos sofridos em virtude das restrições impostas pela pandemia, a Associação também foi firme na defesa dos legítimos interesses do setor em diversas outras esferas.

Pode-se destacar, por exemplo, as indicações bem-sucedidas ao Conselho Nacional de Educação (CNE), a atuação constante junto ao Congresso Nacional sobre a reforma tributária e os impactos para a área educacional, a prorrogação de vigência da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e a sugestão de criação dos Certificados Recebíveis da Educação (CRE) com a função de garantidora da União nos dois primeiros anos. A conquista mais recente foi a inclusão de todos os profissionais da educação, docentes e colaboradores em geral, na lista de prioridades para a vacina contra a Covid-19.

Resumir o trabalho de um ano de uma associação do porte da ABMES em poucos parágrafos consiste em uma missão impossível e não vou me arriscar nela. Até porque, com maestria, a equipe elaborou dois produtos que dão muito bem a dimensão dos esforços empenhados ao longo do ano: um vídeo e um relatório, ambos disponíveis no site da Associação para todos aqueles que desejarem conhecer um pouco melhor da jornada percorrida nesta imprevisível volta ao redor do sol.

Definitivamente 2020 não foi um ano simples. Muito menos tranquilo. Contudo, em momento algum deixamos nos abater. Pelo contrário, redobramos nossas forças para seguir na construção de uma ABMES cada vez mais acolhedora. A equipe foi aguerrida e corajosa. E a ela toda a minha gratidão. Agradeço também aos vice-presidentes Débora Guerra, Janguiê Diniz e Daniel Castanho que muito contribuíram para que essa jornada fosse superada com êxito, à toda a diretoria e ao Conselho de Administração, na pessoa do professor Gabriel Mario Rodrigues.

Tenho convicção de que em 2021 seguiremos, equipe e associados, nossa caminhada rumo à uma ABMES cada vez mais de todos e para todos. Boas novas se anunciam no horizonte, e elas trarão um novo ano de saúde e prosperidade. Confiemos.

Fonte: ABMES