Processo seletivo para Mestrado: entenda como funciona!

O processo seletivo para Mestrado possui algumas etapas e características específicas. Entenda como funciona!

Você já pensou em seguir a área acadêmica e impactar positivamente no futuro de milhares de jovens? Ou aprofundar ainda mais seus conhecimentos técnicos e trazer essa aplicação para  seu dia a dia de trabalho? É isso que acontece quando você faz um mestrado. O Mestrado é um curso Stricto Sensu que aprofunda o aprendizado da graduação.

O Mestrado Acadêmico é voltado à atuação como docente ou pesquisador. Já o Mestrado profissional busca aliar o conhecimento acadêmico com a prática e aprofundar conhecimentos e habilidades necessárias para o mercado.

Ou seja, existe um Mestrado ideal para cada um dos seus objetivos profissionais. Entenda como funciona o processo seletivo para mestrado e conheça as etapas necessárias para ingressar nesse tipo de especialização.

Quem pode fazer Mestrado?

O Mestrado é um tipo de especialização, portanto, pode ser cursado por pessoas que possuem diploma de ensino superior. Isso independente do tipo de graduação escolhida – bacharel ou licenciatura.

Ou seja, você pode sair da graduação e  ir direto para o Mestrado, sem a necessidade de cursar uma pós-graduação.

Duração de um Mestrado

Em média, o Mestrado tem duração de dois anos. Principalmente no início do curso há aulas teóricas nas quais o mestrando necessita ser aprovado. Depois, é hora de trabalhar na dissertação, o que exige muita leitura, pesquisa e participação em eventos acadêmicos.

Formas de ingresso no Mestrado

Cada universidade pode definir parâmetros próprios para o ingresso no Mestrado. E as etapas necessárias estarão descritas em edital publicado no momento da abertura das inscrições.

É essencial ter atenção a cada detalhe para conhecer com profundidade quais serão as etapas necessárias até o ingresso no curso de Mestrado.

No edital, constam as avaliações realizadas pela universidade, além dos documentos necessários e outras orientações gerais, relacionadas às avaliações, processo de matrícula, valores e  mais.

No entanto, existem algumas etapas comuns em todos os processos, são elas:

Avaliação da carta de intenção: normalmente, no momento da inscrição, o interessado deve encaminhar, além dos documentos básicos, uma carta de intenção. Nesse documento, é necessário detalhar uma ideia inicial do foco de trabalho. Esse foco deve estar alinhado com as linhas de pesquisa do Mestrado pretendido.

Avaliação do currículo Lattes: além da carta de intenção, costuma ser avaliado o currículo Lattes do candidato. Nele, devem constar informações atualizadas sobre a sua produção científica, participações em eventos, bancas, seminários e outras atividades relacionadas.

Entrevista: os candidatos que passarem pela primeira etapa de seleção, que compreende a avaliação da carta de intenção e do currículo Lattes, serão submetidos a entrevista. Nesta etapa, uma banca realizará uma conversa com o candidato para debater o objetivo do projeto de pesquisa, entre outros fatores.

Além dessas etapas, algumas instituições ainda exigem que o candidato passe por outras duas avaliações. São elas:

Prova de conhecimentos específicos: normalmente possui caráter eliminatório e classificatório e busca provar que o candidato tem conhecimentos na área específica em que pretende desenvolver seus estudos.

Prova de proficiência em língua estrangeira: também existem instituições que exigem que o aluno prove que possui proficiência em alguma língua estrangeira – geralmente inglês ou espanhol.

Passado o processo seletivo, é hora de realizar as matrículas e iniciar as aulas.

O processo de matrícula costuma exigir uma série de documentos, como RG e CPF, diploma de graduação e outros documentos, que variam conforme a instituição de ensino.

Depois disso, é hora de definir junto com o seu orientador qual será seu plano de estudos. Ou seja, quais disciplinas – obrigatórias e eletivas – você frequentará em cada semestre.

A UniCarioca conta com o Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação. O curso busca formar profissionais capacitados para aliar o uso de Tecnologias na  Educação e as novas demandas desse universo.

Ficou interessado? Entre em contato, conheça nosso processo seletivo para mestrado e #BoraEstudar!