Mais Lidas

Acontece

Notícias

2021: um ano que impactou o futuro

Por Celso Niskier,

Este 2021 foi mais um ano impactado pela pandemia de Covid-19. Mais um ano com as atividades presenciais suspensas e com a equipe da ABMES trabalhando de forma remota. Cenário perfeito para um ano pouco produtivo? Que nada! O aperfeiçoamento de soluções adotadas desde 2020, associado ao espírito aguerrido e à união dos colaboradores, fez deste 2021 um ano de muitas realizações e conquistas.

Para começar, seguimos firmes a nossa caminhada rumo à transformação digital da Associação. Por exemplo, contratamos um sistema de gerenciamento de leads, ou seja, uma ferramenta que nos permite conhecer melhor os nossos públicos e dialogar de forma segmentada e personalizada com cada um deles. Também investimos na aquisição de equipamentos audiovisuais mais modernos, permitindo a realização de atividades e eventos híbridos.

Por falar em eventos, em 2021 foram 19 seminários virtuais, dois híbridos e um presencial, que fechou a agenda do ano em grande estilo! Ao todo, os eventos da ABMES resultaram em mais de 102 mil visualizações únicas. Em meio a tudo isso, ainda promovemos, em conjunto com o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, o XIII Congresso Brasileiro da Educação Superior (CBESP), que pela primeira vez ocorreu de forma 100% virtual.

Ainda no âmbito das ações continuadas, a parceria com a Educa Insights resultou na publicação de seis análises de cenário e oito pesquisas sobre os impactos da pandemia na educação superior e, principalmente, sobre perspectivas para a retomada do setor. Em sua segunda temporada, o podcast E por falar em educação contou com 21 novos episódios, que reuniram 45 especialistas e foram ouvidos mais de 4,5 mil vezes.

Outras frentes que seguiram a todo vapor neste 2021 foram a ABMES Editora e a ABMES Cursos. Por meio da primeira, foram lançadas cinco novas publicações, incluindo uma que detalha a proposta de educação híbrida desenvolvida pela Associação. Vale destacar o investimento feito para a disponibilização desse conteúdo no formato de e-book, melhorando a usabilidade para o leitor, especialmente para aquele que acessa as publicações por dispositivos móveis.

Já os cursos tiveram como foco a qualificação do setor em temáticas como a implementação da governança de proteção de dados nas instituições; currículos inovadores no contexto do século 21; e curricularização da extensão na graduação e pós-graduação. Ao todo, 347 gestores e colaboradores de IES foram capacitados.

Ao contrário do que afirma o dito popular, agosto não é o mês do desgosto. Para a Associação, o oitavo mês do ano é de celebração por sua fundação e trajetória. Como já virou tradição, ao longo de todo o mês foram entregues homenagens e promovidos seminários especiais. As comemorações contaram, ainda, com uma super live musical do tremendão Erasmo Carlos, que nos brindou com os maiores sucessos da sua brilhante carreira, e com a retomada do Prêmio ABMES de Jornalismo, que havia sido suspenso em 2020 devido à pandemia.

Em sentido oposto à essa tradição, inovamos em 2021 ao implementar, no âmbito da Associação, dois grupos de trabalho com o objetivo de buscar alternativas para dois temas que são caros ao setor: a formação inicial docente e a empregabilidade no ensino superior particular. O primeiro grupo, desenvolvido em parceria com o Instituto Península, contou com a participação de 17 pessoas de 15 IES associadas à ABMES. Já o segundo, coordenado pela Symplicity, reuniu 27 participantes de 20 instituições associadas.

Todas essas realizações nos enchem de orgulho e nos motivam a seguir em frente. E olha que nem falei de outras diversas iniciativas, como a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular; o Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES; o Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério; os quatro encontros do projeto ABMES Regional; as diversas parcerias estabelecidas; e a atuação junto ao Congresso Nacional e aos gestores públicos com o objetivo de fortalecer o setor particular de educação superior e o ensino superior como um todo.

Contudo, eu não poderia concluir este texto sem celebrar uma das maiores conquistas deste 2021: a campanha #EuSouOFuturo. Idealizado em parceria com a Futuria, iniciativa de Educação do Santander Universidades, o movimento une um sonho antigo da ABMES, e do nosso saudoso professor Gabriel Mario Rodrigues, à uma atuação essencial do setor diante da maior crise socioeconômica enfrentada pelo planeta nos últimos tempos.

Ao mesmo tempo que visa fortalecer as instituições particulares de educação superior, a iniciativa oferta a potenciais estudantes benefícios exclusivos para que possam concretizar o sonho de cursar uma graduação. Mais de 5,3 mil unidades educacionais de todo o país se inscreveram para participar da campanha.

A expectativa é de que milhares de estudantes comecem sua caminhada na educação superior em 2022 graças à iniciativa. Não poderia haver cenário mais promissor para o setor e para o país em um momento de retomada. Retomada do crescimento socioeconômico. Retomada da vida com menos restrições e maior proximidade entre as pessoas. Retomada da certeza de que amanhã será um dia melhor.

2021 se despede deixando um legado de esperança. O futuro não será o mesmo depois deste ano intenso, e do qual todos saímos transformados. Que no novo ano sigamos produtivos, ousados e comprometidos com o progresso do país por meio da educação. Que nos próximos anos possamos colher os frutos das sementes plantadas neste 2021. Por ora, temos a certeza de que o futuro bate à porta, e traz consigo um universo de oportunidades. Saibamos aproveitá-las!

Fonte: ABMES