EAD com interação | UniCarioca | Centro Universitário Carioca - Estado do Rio de Janeiro

Início >> Acontece >> Blog >> EAD com interação

EAD com interação

qua, 18/07/2018 - 11:02 -- Anônimo (não verificado)

EAD com interação

Blog

Por Fernanda Guimarães, Coordenadora da Graduação e da Pós em Design e de Atendimento EAD

O ensino a distância mudou a forma de interação entre professores e alunos, dando nova dimensão ao processo educativo. Ao longo dos anos, a modalidade venceu resistências e preconceitos e hoje tem sido cada vez mais valorizada tanto no meio acadêmico quanto no mercado de trabalho.

Os alunos que estudam a distância desenvolvem habilidades muito valorizadas pelas empresas na seleção de pessoal, como disciplina, engajamento, motivação pessoal e organização. Eles precisam ser persistentes em seus objetivos, já que, mesmo não tendo um horário fixo para as aulas, desejam receber e assimilar o mesmo conteúdo oferecido por um curso presencial. A modalidade proporciona flexibilidade de tempo e lugar para o aluno, mas, em contrapartida, exige enorme disciplina e força de vontade. Marketing, Gestão de RH e Administração são os cursos mais procurados, os que também apresentam maior recrutamento de mão de obra.

No EAD, os professores seguem uma dinâmica diferente no ambiente virtual de aprendizado (AVA) em relação às aulas presenciais. Em primeiro lugar, eles devem respeitar o tempo de resposta de cada estudante, adaptar o ritmo ao perfil e necessidades de cada um. Além disso, ao longo do período, os professores incentivam e motivam, permanentemente, fazendo com que consigam reter o aprendizado e obter aprovação nas disciplinas.

Na UniCarioca, os professores de EAD são orientados a saber lidar e se entender bem com a tecnologia. É exigido que tenham alto nível de comprometimento, pois respondem e orientam o aluno constantemente. Além de profissionais capacitados, o EAD precisa de conteúdo de qualidade,  ambiente virtual de aprendizagem amigável, uma boa estrutura física dos polos, incluindo laboratórios e biblioteca e atendimento personalizado e eficaz.

Ao longo do ano, o aluno do EAD possui três avaliações: AV1, AV2 e AV3, exatamente nos mesmos moldes dos cursos presenciais. As provas são realizadas presencialmente nos polos de ensino, pré-agendadas via portal do aluno ou AVA. Além disso, os alunos são avaliados por atividades realizadas e participação em fóruns online, disponíveis em cada disciplina.

Assim como os alunos, os professores também passam por uma avaliação institucional. Todo período temos uma avaliação institucional que é feita pelos próprios alunos a partir de pontos importantes sobre didática e metodologia utilizada. Além disso, os professores são avaliados pelas coordenações de curso.

Entendemos como um diferencial a coordenação de atendimento EAD da UniCarioca, que tem por objetivo ser o canal de interação entre o aluno e a instituição, para que esse aluno não sinta a distância, que ele possa ter um sentimento de pertencimento, acolhimento. Para essa interação, são utilizados canais importantes, como o WhatsApp, grupos no Facebook, e-mail direto com a coordenação e o AVA.

Cinco dicas para alunos de EAD

Crie um cronograma Você precisa de tempo suficiente para revisar as matérias abordadas em aula, portanto, organize seu material de estudo montando um planejamento de estudos. As metas traçadas devem ser possíveis de cumprir. Uma boa dica é começar a estudar com algumas semanas de antecedência e programar os horários de estudos. É importante também priorizar as matérias que você tem mais dúvidas, pois se existem disciplinas mais difíceis, o ideal é que o tempo dedicado a elas seja maior.
Comece a estudar antecipadamente Tudo deve ser feito em um tempo hábil para que possa ser visto e relembrado. Pegar um caderno somente um dia antes da prova aumentará o seu nervosismo. Organize seu estudo e inicie de forma antecipada.
Fuja das distrações Outro ponto importante é manter o foco na hora dos estudos: fique afastado do celular, videogame e TV se for preciso. Tenha disciplina também para usar o computador somente para este fim e não desvie para as inúmeras possibilidades de navegação na internet como as redes sociais.
Faça resumos das matérias Uma ótima dica é fazer resumos! Deixe-os sempre à mão para facilitar a dinâmica de estudos pendurando os textos na parede, na geladeira ou colocando no criado-mudo para ler e reler antes de dormir. Assim, sempre que tiver um tempo livre, você dará uma olhada neles.
Procure fontes alternativas A internet ajuda muito nesse aspecto, além da bibliografia indicada na disciplina que está cursando, sempre disponível nas bibliotecas do seu polo.