21 2563 1919

Menu Auxiliar

Text Resize

-A +A
Início >> Por Que Unicarioca >> Infraestrutura >> Laboratórios Especializados >> NUEI | Núcleo Universitário de Empreendedorismo e Inovação

NUEI | Núcleo Universitário de Empreendedorismo e Inovação

Objetivo                                                                       

Criar condições para que os participantes obtenham diferencial inovador, por meio da melhoria de seus processos, gestão organizacional, sistemas e desenvolvimento humano através da metodologia peer-to-peer (P2P). 

A Quem se Destina

O NUEI é destinado aos alunos que demonstrem interesse nas atividade oferecidas pelo Núcleo Universitário de Empreendedorismo e Inovação

Metodologia Peer-to-Peer (P2P)

A aplicação de metodologias ativas no ensino superior é um dos grandes desafios observados na atualidade. Michel Bauwens fundador da fundação Peer-to-Peer (Peer-to-Peer Foundation) propõe que o aprendizado se dê como um processo contínuo de colaboração em trabalhos, pesquisas e atividades acadêmicas em geral explorando a produção baseada em pares. 

Atividades Oferecidas

Assessoria Empresarial
Tem como finalidade apoiar os estudantes nas práticas de gestão e aos empresários no aconselhamento de práticas inovadoras. A proposta central consiste em fornecer orientações teóricas e práticas nos principais segmentos da organização. O enfoque estará tanto na abertura de um novo negócio como na gestão de negócios já existentes.
Peers: Ana Luísa e Marcelo Apelbaum 
Consultor: Gláucio de Melo Matos 

Consultoria Júnior
Tem como finalidade capacitar o desenvolvimento de ações para consultoria com as bases de um processo gerencial, aprimorando o desenvolvimento de competências gerenciais e tomada de decisão. 
Peers: Alexandre Fernandes e Sissiliana Vilchez 

Consultoria Master
Tem como objetivo desenvolver atividades específicas que exigem profundo conhecimento nas diversas áreas e ramos empresariais. Atua na assessoria de planos de negócios e gerência de projetos. Suas atividades são validadas pela equipe P2P responsável pela formação dos mesmos. Podem se inscrever os alunos formados em Consultoria Júnior. 
Peers: Alexandre Fernandes e Nair Martins de Sá dos Santos

Iniciação Científica
Tem como objetivo funcionar como atividade de pesquisa científica para o estimulo às possibilidades de atuação no ambiente acadêmico e no cotidiano das organizações na medida em que coloca o aluno em contato como outros olhares acerca das situações do dia-a-dia das organizações contemporâneas. 
Peers: Regina Célia Moraes e Samuel Santos Cruz 

Jogos de Negócios
Tem como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência única envolvendo jogos de negócios, visando desenvolver uma simulação de decisões empresariais e de mercado em um ambiente virtual focado no espírito empreendedor e na utilização da inovação como vantagem competitiva com inteligência computacional. 
Peers: Eduardo Bezerra e Johnny Tafur 
Consultor: Alcy Stoquini 

Preparatório para Certificações no Mercado Financeiro
Tem como objetivo auxiliar os alunos que têm interesse de atuar como profissional do mercado financeiro à obter a certificação CVM. Esta certificação é a porta de entrada para a carreira no Mercado Financeiro. 
Peers: Fabiana Adão e José Otávio Silva 

Práticas Inovadoras, da ideia à Startup
Tem como objetivo registrar, compartilhar e promover o debate sobre práticas inovadoras com o uso de metodologia ativas no ensino-aprendizagem, a fim de capacitar os alunos nos primeiros passos necessários para transformar ideias em negócios, e apoiar estas startups se tornarem empresas com um modelo de negócio rentável. 
Peers: Priscila Fernandes e Rosa Valim 
Consultores: Antonio Podgorski e Rafael Targino 

Gestão e Produção Inclusiva (Presencial)
Tem como objetivo desenvolver as habilidades empreendedoras com características de produção inclusiva criando planos de negócios e obtendo diferencial competitivo. 

Segunda: 17h às 19:30h (com ênfase em aceleração de empresas)
Sábado: 10h às 12h (com ênfase em marketing digital)

Peers: Alexandre Fernandes e Consultores Masters do NUEI 
Consultor: José Otávio Silva

Período de inscrições: até  24/03.

OBS: O candidato poderá se inscrever em apenas uma atividade. O ato de se candidatar não garante a inscrição na mesma. Sendo necessário que o candidato confirme o interesse através do email que será enviado posteriormente, após o encerramento das inscrições. Caso a demanda seja maior que as vagas ofertadas os candidatos remanescentes irão compor uma lista de espera, e serão alocados com base nas desistências que venham a ocorrer, e/ou com base no interesse do candidato que esteja em espera por outra atividade que não tenha atingido a demanda ofertada.