21 2563 1919

Menu Auxiliar

Graduação Presencial

Jornalismo

Receba + Info

CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
2 + 16 =
Resolva esta soma e digite o resultado. Por exemplo, para 1 + 3, digite 4.
Informações
Titulação
Bacharel
Duração
8 semestres
Unidades
Rio Comprido, Méier
Turnos
Manhã: Rio Comprido e Méier | Noite: Rio Comprido e Méier
Horários
  • Manhã: 7:20 às 12:30
  • Noite:18:45 às 22:55
Próxima Turma
2017.2
Reconhecimentos
Investimento

Rio Comprido e Méier
Manhã
R$ 794,63

Noite
R$ 833,74

Valores mensais, integrais, referentes a 5 disciplinas, válidos para matrículas novas com ingresso no 2º semestre de 2017. Consulte a unidade escolhida ou pelo telefone 2563-1919 e conheça nossos descontos especiais.
Portaria MEC
Sobre o curso

O curso de Jornalismo da UniCarioca prepara você para atuar em assessorias de comunicação empresarial, em assessorias de imprensa e nos mais diversos veículos de comunicação, em todos os campos e mídias: internet, TV, rádio, mídia impressa, entre outros. Com laboratórios bem equipados, o curso abrange a prática relacionada à área de jornalismo, oferecendo uma formação completa, para você se destacar no mercado de trabalho.

Mensagem do Coordenador
Áreas de atuação

Empresas de comunicação, como emissoras de televisão, rádio, sites, blogs, produtoras de conteúdo audiovisual, editoras de revistas, agências de notícia e jornais costumam ser o destino preferido por bacharéis em Jornalismo, mas o mercado é ainda mais amplo. Setores de comunicação de empresas públicas e privadas e assessorias de imprensa também oferecem um volume crescente de oportunidades para os profissionais formados em Jornalismo.
Nos veículos de comunicação, o jornalista pode atuar como: repórter, apresentador, locutor, redator, editor, analista ou gerente de mídias sociais.

 

Laboratórios
Laboratório de Informática
Os laboratórios de Informática destinam-se a prática profissional e a aplicação da teoria na área de Informática, sendo equipados com hardware e software de alta tecnologia.

  • Diferenciais
    Título: 
    Estúdios de comunicação
    Descrição: 
    Núcleo de Comunicação (Nucom), onde ficam os estúdios de TV, rádio e fotografia, todos equipados com câmeras fotográficas, equipamentos de áudio e vídeo digital, para facilitar o desenvolvimento das atividades relacionadas ao curso.
    Título: 
    Agência experimental
    Descrição: 
    A Agecom é uma agência que integra as atividades dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Design, para o exercício prático dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.
    Título: 
    Laboratórios para prática extracurricular
    Descrição: 
    Laboratórios disponíveis para atividade prática nos horários livres entre os turnos de aula.
    Título: 
    Atendimento com a coordenação
    Descrição: 
    Atendimento direto com o coordenador para esclarecimento de dúvidas acadêmicas.
    Título: 
    Flexibilidade
    Descrição: 
    Possibilidade de montar uma grade de horários que permita ao aluno dedicação a outras atividades que complementem seu aprendizado na graduação.
    Título: 
    Banco de oportunidades
    Descrição: 
    A parceria com o portal Vagas.com e CIEE, oferecendo vagas de estágio/emprego para nossos alunos, representam um grande diferencial. Além de contribuir para o desenvolvimento profissional é um dos primeiros passos para inserção no mercado de trabalho.
    Título: 
    Orientação à Carreira
    Descrição: 
    A UniCarioca oferece um Núcleo de Orientação à Carreira, que visa orientar os alunos sobre formatação de currículos, entrevistas e etiqueta social, além de servir como uma central de contato com empresas e um banco de oportunidades.
Disciplinas do curso
  • Antropologia Cultural
  • Assessoria de Imprensa
  • Cinematografia
  • Comunicação e Expressão
  • Comunicação e Música
  • Comunicação Empresarial
  • Conceitos Básicos de Gestão
  • Criatividade
  • Diagramação Digital
  • Edição em Rádio e TV
  • ELO I
  • ELO II
  • ELO III
  • Empreendedorismo
  • Estágio Curricular em Jornalismo
  • Ética e Responsabilidade Social
  • Filosofia do Conhecimento
  • Fotografia
  • Fotojornalismo
  • Fundamentos da Economia I
  • Fundamentos do Jornalismo
  • Geopolítica e Comunicação
  • Gestão de Empresas Jornalísticas
  • História da Arte
  • História da Comunicação
  • Imagem Digital
  • Investigação Jornalística
  • Legislação e Ética em Jornalismo
  • Liderança
  • Metodologia Científica
  • Novas Tecnologias da Comunicação
  • Oficina de Leitura, Interpretação e Redação
  • Orientação de Estágio Supervisionado em JOR
  • Planejamento e Gestão da Carreira
  • Projeto de TCC em Jornalismo
  • Projeto Experimental em Jornalismo I
  • Projeto Experimental em Jornalismo II
  • Raciocínio Lógico
  • Radiojornalismo
  • Redação Jornalística para Mídia Impressa
  • Redação Jornalística para Novas Mídias
  • Redação Jornalística para Rádio
  • Redação Jornalística para TV
  • TCC em Jornalismo
  • Técnicas de Entrevista e Reportagem
  • Técnicas de Redação Jornalística
  • Telejornalismo
  • Teoria da Comunicação
  • Teorias do Jornalismo

Carga horária total do curso: 3.200 horas, incluindo 120 horas de atividades complementares e 200 horas de estágio curricular obrigatório.
ELO*: Eletivas Obrigatórias.

Coordenador Geral
Antônio José Chaves

Formação Acadêmica:
Mestre em Ciência da Informação (UFRJ/CNPq)
Bacharel em Comunicação Social / Jornalismo.
Possui certificação em softwares Adobe, Corel e Macromedia.
Habilitado em Música pela Villa-Lobos e em Sonoplastia / Sound Design pelo Senai.

Experiência Profissional:
Atua desde 1990 como jornalista, com passagens por assessorias de imprensa e funções acadêmicas. Coordenou o 22º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). Ex-diretor de MKT e Eventos da Associação Brasileira de Educação e Internet (Abenet), é autor dos livros "Ciência para não cientistas" e "Comunicação e Música". Atua como professor universitário há 17 anos e presta consultorias na área de Comunicação.

Saiba mais

 

 

 

 

 

Galeria
  • Unidade Rio Comprido
  • Unidade Méier
  • Biblioteca Arnaldo Niskier Rio Comprido
  • Laboratório de Comunicação
  • Laboratório de Comunicação
  • Laboratório de Comunicação